• Matéria: História
  • Autor: sammyfreitas1
  • Perguntado 8 anos atrás

Adam Smith é um clássico da economia política. Para muitos, ele foi o principal teórico econômico do capitalismo industrial que surgiu no século XVIII. Suas teses buscavam demonstrar o mecanismo lógico do crescimento econômico por meio do domínio das “leis naturais da economia”. A maquinofatura foi um momento crucial na produção da riqueza. Sobre as teses de Adam Smith, é correto afirmar que:

a) A economia é movida pela intervenção constante do Estado. Não há outra forma de produzir riqueza sem que se atenda aos interesses públicos.


b) A agricultura é a principal fonte de renda de uma nação. Todo o país que depende do fornecimento agrícola de outra nação está fadado ao fracasso.


c) Quanto mais o trabalho for desenvolvido coletivamente mais eficiente será a produção. Para ele, a divisão do trabalho é o resultado de um erro adquirido com o advento da economia fabril.


d) A produção feudal é o padrão ideal da distribuição da riqueza. Antecedendo Marx na busca da implantação do socialismo, ele defendia, porém, de forma utópica, o retorno da população a vida agrária.


e) A lei de oferta e procura determinam a vida econômica. Para ele, a divisão do trabalho permitiu a especialização da mão-de-obra e o aumento do potencial de produção. Smith, também, considerava que a indústria maquinofatureira foi um salto qualitativo na concentração de riqueza.

Somente uma é a resposta certa.

Respostas

respondido por: adriano2santos
2
A alternativa correta é a alternativa e).

Adam Smith acreditava na capacidade autorreguladora do mercado. Ou seja, qualquer forma de crise ou competição o próprio mercado estimularia o equilíbrio. Esse equilíbrio muitas vezes era alcançado a partir da lei da oferta e da procura, pois com uma livre concorrência (aumento de oferta) os preços poderiam ser mais equiparados. Se há muita procura (demanda) e pouca oferta, os preços podem ser mais altos, visto que poucos oferecem o produto.

Com o aumento da capacidade produtiva da maquinofatura foi possível que houvesse um aumento da oferta de produtos. E como parte fundamental dessa maquinofatura estava a divisão de trabalho, pois possibilita setorizar a produção e acelerar a fabricação de produtos em geral.
Perguntas similares