• Matéria: História
  • Autor: mariaclaria123
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a importância da Revolução Inglesa para o fim do absolutismo na inglaterra ?
genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee help

Respostas

respondido por: JaihFarias
22
Oi querida, esse texto está corretíssimo eu usei na escola e acertei essa mesma pergunta.

A Revolução Inglesa do século XVII representou a primeira manifestação de crise do sistema da época moderna, identificado com o absolutismo. O poder monárquico, severamente limitado, cedeu a maior parte de suas prerrogativas ao Parlamento e instaurou-se o regime parlamentarista que permanece até hoje. O processo começou com a Revolução Puritana de 1640 e terminou com a Revolução Gloriosa de 1688.

As duas fazem parte de um mesmo processo revolucionário, daí a denominação de Revolução Inglesa do século XVII e não Revoluções Inglesas. Esse movimento revolucionário criou as condições indispensáveis para a Revolução Industrial do século XVIII, abrindo espaço para o avanço do capitalismo. Deve ser considerada a primeira revolução burguesa da história da Europa, a qual antecipou em 150 anos a Revolução Francesa.


respondido por: HeleninhaDutra
10
Olá,

A crise do absolutismo era o rompimento do poder absoluta centralizado na mão de uma só pessoa, ou seja, da figura de um Rei, e também por parte do parlamento inglês. Na Inglaterra durante o período da Revolução Industrial, o Parlamento era uma instituição forte e restringia o poder da monarquia, que não podia governar de forma absoluta, foi som isso que Carlos I Rei da Inglaterra dissolveu esse poder., ou seja, ele derrubou esse poder, e quem agora tinha o poder absoluto era Carlos, mas ele não durou por muito tempo, então o Rei convocou novamente o Parlamento em 1640, pois a Coroa precisava reunir fundos para desarticular uma revolta, na Escócia, promovida por calvinistas descontentes com a reformas religiosas realizadas com o Rei. ( Carlos I rompeu com a Igreja, e vendeu as terras que eram da igreja para nobres). Em vez de obedecer ao pedido de Carlos I, o Parlamento impôs uma série de restrições, entre as quais a perda do direito de dissolver o parlamento. Carlos I foi acusado de traição e decapitado pelo parlamento. Isso é a importante característica da Revolução Inglesa na crisa do absolutismo. Conclusão: O poder centralizado é quebrado com a crise, mas foi importante a volta desse órgão, pois ele controla uma nação, é como o Brasil, tem o Senado, o Estado e o Governo, e tudo isso não poder ser dissolvido, como aconteceu na Inglaterra, pois sem esses poderes o Brasil, entraria em declínio, pois não haveria um aceitamento por parte das pessoas, pois ao longo dos anos o Brasil sempre lutou pela sua liberdade e democracia e igualdades, direitos, e tudo isso lhe é concedido esse direito.


Acho que é isso, se não for, entre nesse site e pesquise um pouquinho:

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-inglesa/

Espero ter ajudado ❤️ BOA SORTEEE

HeleninhaDutra: Eu postei essa sem querer kkk
HeleninhaDutra: Opa, essa é a certa kkk
HeleninhaDutra: A outra eu postei sem querer, mas já exclui kkkk
Perguntas similares