Respostas
odo mundo que tem um conhecimento básico de história sabe que, quando os portugueses desembarcaram no país em 1500, a região já era habitada por milhares de pessoas, que formavam as tribos da sociedade indígena brasileira e que estavam espalhadas por todo o país.
Também é de conhecimento geral que com a chegada e a estadia europeia por aqui, a população indígena foi quase dizimada ou absorvida, perdendo suas características e seus costumes, adotando a língua, a religião e a cultura portuguesa.
Porém, o que nem todos sabem é que ainda hoje há reservas onde os índios ainda vivem a sua maneira em pleno século XXI. De acordo com o Censo Demográfico 2010, o Brasil conta com cerca de 818 mil indígenas, que estão distribuídos em 305 etnias, com 274 línguas diferentes. Além disso há também 69 grupos que não foram contatados e outros que ainda buscam o reconhecimento da condição indígena.
Os índios estão espalhados por todo o território brasileiro e a região Norte é aquela que mais concentra as populações indígenas do país.
O problema é que, completamente contrários ao sentido que corre a sociedade, eles enfrentam uma série de dificuldades que colocam não só a sua cultura, mas também a sua existência em risco.