Todos os tipos de micro-organismos possuem representantes com a capacidade de causar doença, ou seja, com patogenicidade. Entre estes encontramos os fungos. De acordo com o tipo de infecção que os fungos causam, podemos classifica-los em micoses: superficiais, cutâneas, subcutâneas e sistêmicas. Assim, analise as afirmativas a seguir.
I-As micoses cutâneas têm como característica o crescimento do fungo sobre a pele em contato apenas com a epiderme queratinizada.
II-As micoses subcutâneas têm como característica o crescimento do micro-organismo em toda a região da epiderme até o contato com a derme.
III-As micoses superficiais têm como característica o crescimento do fungo na superfície da pele.
IV-As micoses sistêmicas têm como característica a entrada do micro-organismo no corpo e disseminação pelos sistemas internos.
Após a análise é possível dizer que está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
I e IV.
d)
III e IV.
e)
I e III.
2)
Os micro-organismos são organismos unicelulares que tem como principal característica seu tamanho reduzido, tal que, a única forma de observá-los é através da utilização de um microscópio. Estes organismos, devido a seu tamanho e, por isso, fácil dispersão pelo ar e água, podem ser encontrados em qualquer hábitat da terra. Incluído entre estes está o próprio ser humano. Com base neste tema, assinale a alternativa que contenha o termo que corretamente representa: um grupo de micro-organismos que habita de forma comensal a pele e as mucosas do corpo humano.
Alternativas:
a)
Infecção
b)
Microbiota normal
c)
Colônia bacteriana
d)
Virose
e)
Micose
3)
A microbiota da região do intestino é formada por vários tipos de micro-organismos. Estes micro-organismos tem características específicas e importantes. Com base neste tema analise as afirmativas a seguir.
I-A microbiota desta região pode se tornar patogênica se houver lesões na parede do intestino.
II-A microbiota intestinal apresenta um benefício indireto para o organismo a medida que impede micro-organismos patogênicos de colonizarem aquela região.
III-Embora os micro-organismos da microbiota intestinal se aproveitem dos nutrientes presentes na região não trazem benefícios diretos para o organismo.
Após a análise é possível dizer que está correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e III.
b)
II e III.
c)
I e II.
d)
III.
e)
II.
4)
A entrada de um micro-organismo nos tecidos internos do corpo, e sua consequente multiplicação gera uma infecção que pode ou não resultar em uma doença. Para controlar estas infecções e suas consequências podemos utilizar dois tipos principais de ações: a imunização e a quimioterapia microbiana (ou antimicrobiana). Assim, assinale a alternativa correta sobre este tema.
Alternativas:
a)
A imunização consiste na dispersão para o ambiente de anticorpos com a finalidade de inativar o micro-organismo antes de sua entrada no organismo.
b)
A quimioterapia microbiana tem como finalidade a inoculação de anticorpos produzidos em outros organismos para impedir a infecção.
c)
A imunização ativa tem como característica a formação de uma proteção permanente.
d)
A quimioterapia microbiana tem como caraterística ativar o sistema imune do organismo e, desta forma, o próprio organismo combate a infecção.
e)
A imunização representa a ação de administração de fármacos para combater proliferação do micro-organismos, tornando o organismo imune.
5)
Uma senhora que todo ano se submetia a uma bateria de exames de para saber se sua saúde estava bem, recebeu o resultado dos exames deste ano. Pela primeira vez ela resolveu abrir os exames antes do médico e ficou alarmada. O exame indicava a presença de micro-organismos, mais especificamente bactérias, em sua boca. Imediatamente, imaginando que estava doente, ela se dirigiu a uma farmácia para comprar antibióticos.
Com base no caso acima assinale a interpretação correta da atitude da senhora.
Alternativas:
a)
A atitude foi errada, pois, na região da boca podem ser encontradas espécies de micro-organismos vivendo normalmente sem causar doenças.
b)
A atitude foi errada, pois, apesar de estar realmente doente o medicamento para o tratamento das infecções bacterianas não é o antibiótico.
c)
A atitude foi a correta, pois, como a boca é uma região sem micro-organismos, a presença destes indica a ocorrência de doenças e, no caso de bactérias o medicamento para o tratamento é o antibiótico.
d)
A atitude foi a correta, pois, a presença de micro-organismos em qualquer região do corpo indica a ocorrência de uma doença.
e)
A atitude foi correta, pois, a presença de qualquer micro-organismo no corpo humano representa uma infecção que pode resultar em uma doença, e neste caso deve-se administrar antibióticos imediatamente, mesmo sem a recomendação médica.
Respostas
respondido por:
10
Av1: 1-d, 2-b, 3-c, 4-c, 5-a.
Paulinhagunit:
DBCCA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás