• Matéria: Sociologia
  • Autor: vicksegatte
  • Perguntado 8 anos atrás

Pode-se afirmar que essa classe trabalhadora tinha a mesma formação independente da cidade em que se localizava? Justifique
OBS: sobre o movimento operário

Respostas

respondido por: TalitaGodoi
101
O desenvolvimento dos ambientes fabris proporcionou uma forte demanda por um amplo número de trabalhadores. As fábricas necessitavam de uma mão-de-obra capaz de seguir o ritmo das encomendas e das projeções de lucro dos industriários da época. Dessa forma, em curto espaço de tempo, um amplo conjunto de trabalhadores foi recebido pelas indústrias instaladas nos centros urbanos. Chamados de operários, esses trabalhadores eram figuras típicas de um novo cenário urbano em formação.
respondido por: Matheusieti
17

Não. Estar próximo aos grandes centros era uma facilidade para a experiência na mão de obra.

Ao estudar as divisões das classes sociais, e, apresentar o trabalho, os conceitos de alienação e a divergência entre proletariado (operário) e Burguesia (Patrões), Marx buscava ir contra o capitalismo exacerbado.

Deste modo, para ser mais exato, ele defendia o socialismo, que parte de uma perspectiva igualitária econômica, que cria uma certa dualidade com o capitalismo visto que um opera através do lucro e o segundo da divisão. 

Caso tenha dúvida em outra questão sobre Marx:

https://brainly.com.br/tarefa/19530815

Anexos:
Perguntas similares