Respostas
Principais tipos de arquitetura romana
Aquedutos
Arcos com canaletas que conduziam a água dos reservatórios para as cidades. Eram feitos de pedra e significou um avanço na canalização e distribuição de água na Antiguidade.
Templos
Eram construídos em homenagem aos deuses. Eram luxuosos e bem iluminados. Possuíam apenas um portal de entrada com escada de acesso.
Arcos de Triunfo
Eram construídos em homenagem aos imperadores, principalmente, para marcar grandes feitos e conquistas. Eram feitos de pedra ou mármore.
Estradas
Feitas de pedra, eram importantes rotas para o comércio e também deslocamento do exército, pois ligavam várias cidades, regiões e províncias. Eram tão resistentes que muitas delas existem até hoje. A mais conhecida foi a Via Ápia.
Banhos públicos
Prédios destinados aos banhos públicos, que eram espaços com piscinas aquecidas onde romanos das altas classes relaxavam e mantinham contatos sociais.
Circus e Anfiteatos
Construções destinadas ao entretenimento. Nos circus ocorriam, principalmente, corridas de bigas. Nos anfiteatros ocorriam espetáculos como, por exemplo, os embates entre gladiadores. O anfiteatro mais conhecido foi o Coliseu de Roma.
Exemplos da arquitetura romana:
- Fórum Romano
- Templo do Capitólio
- Arco do Trinunfo de Tito e Vespasiano
- Coliseu de Roma
- Templo de Vesta
- Arco do imperador Trajano
- Teatro de Marcellus
- Templo de Marte
A arquitetura Românica é voltada principalmente para os motivos religiosos. É diferente da arquitetura Romana ainda que tenha sofrido influência em alguns aspectos. Suas principais características são:
- Planta cruciforme (no formato da cruz latina) em maior quantidade;
- Uso de abóbodas de cruzaria, berço ou arestas;
- Uso de arco pleno em composições geométricas simples;
- O exterior das edificações é simples, mas o interior é luxuoso;
- Começa o uso de rosáceas (que são mais exploradas no gótico);
- Faz parte das construções românicas o batistério e o campanário.