A agricultura orgânica fundamenta-se na melhoria da fertilidade do solo, tendo como princípio básico a aplicação de matéria orgânica, por meio de resíduos orgânicos vegetais ou animais, objetivando o equilíbrio biológico e a reciclagem de nutrientes (Darolt, 2002). Além disso, utiliza-se o plantio de leguminosas para auxiliar na fixação do nitrogênio no solo, devido à presença de espécies de bactérias da família Rhizobiaceae em suas raízes, responsáveis pela fixação de nitrogênio no solo. A relação entre as espécies leguminosas e as bactérias presentes em suas raízes é um exemplo de: Mutualismo. Neutralismo. Protocooperação. Amensalismo. Comensalismo.
Respostas
respondido por:
5
A relação ecológica entre as espécies de plantas leguminosas e as bactérias presentes em suas raízes (Rhizobium) é uma relação de mutualismo. O mutualismo se caracteriza como a relação obrigatória entre duas espécies em que há benefício mútuo. Nesse caso, as bactérias retiram o nitrogênio gasoso do ar e o transforma em formas absorvíveis pela planta. A planta por sua vez fornece nutrientes para a sobrevivência dessas bactérias, como glicose.
respondido por:
0
Resposta:
A agricultura orgânica fundamenta-se na melhoria da fertilidade do solo, tendo como princípio básico a aplicação de matéria orgânica, por meio de resíduos orgânicos vegetais ou animais, objetivando o equilíbrio biológico e a reciclagem de nutrientes (Darolt, 2002). Além disso, utiliza-se o plantio de leguminosas para auxiliar na fixação do nitrogênio no solo, devido à presença de espécies de bactérias da família Rhizobiaceae em suas raízes, responsáveis pela fixação de nitrogênio no solo. A relação entre as espécies leguminosas e as bactérias presentes em suas raízes é um exemplo de:
(X) Mutualismo.
( ) Comensalismo.
( ) Protocooperação.
( ) Neutralismo.
( ) Amensalismo.
Explicação:
CONFERIDO NO AVA
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás