Respostas
Olá, bom dia!
O movimento Ludita surgiu com a Revolução Industrial e as péssimas condições de trabalho para os operários.
Excesso de trabalho, mão de obra desqualificada e a exigência dos donos dos meios de produção para que se produzisse cada vez mais geraram muita miséria e degradação dos salários.
Assim, os patrões decidiram por incorporar máquinas cada vez mais eficientes e que substituiriam um número maior de trabalhadores, a fim de garantir o seu intento, o que gera ameaça de sobrevivência para os funcionários, que tomam a decisão drástica de invadirem as fábricas e de destruírem as máquinas, culpando-as pela falta de emprego.
Já o Cartismo demonstra uma evolução ideológica em relação ao movimento anterior, pois, além de possuir maior amparo nesse sentido, os trabalhadores aprenderam a como defenderem melhor os seus interesses.
Sendo assim, partiram para uma nova iniciativa reivindicatória, sendo que um dos marcos desse movimento foi a união de trabalhadores britânicos em um Sindicato de Trabalhadores Londrinos, em 1838, cujo caráter reformista recebeu o nome de Cartismo (em função das reivindicações serem feitas por intermédio de cartas, petições e abaixo assinados enviados aos parlamentares ingleses solicitando as reformas urgentes).
O Anarquismo é uma corrente ideológica e política suja teoria prega que não crê em nenhuma forma de dominação- inclusive a do Estado sobre a população. Esteve presente na história no século XIX e na primeira metade do século XX, e critica fortemente o capitalismo.
Os principais ideais do Anarquismo são: a liberdade individual e coletiva, a igualdade e a solidariedade.
Espero ter ajudado!