Respostas
Itália: o berço do Renascimento
O Renascimento iniciou-se nas repúblicas italianas mais ricas da época: Florença, Génova, Milão e Veneza.
Factores que contribuíram para que a cultura clássica renascesse na Itália:
a riqueza das cidades italianas e a prática do mecenato;a presença em Itália de sábios gregos e bizantinos (Império Romano do Oriente), que preservaram a cultura clássica;a existência de importantes escolas de Artes e Universidades;a presença de muitos vestígios e monumentos romanos que inspiraram os artistas.A partir da Itália este novo movimento cultural e artístico espalhou-se pelo resto da Europa. Chegou a França, às ricas cidades da Flandres, a Inglaterra, a Espanha e a Portugal.
Os novos valores da mentalidade renascentista
Os Intelectuais dos séculos XV e XVI inspiram-se na cultura clássica e valorizam as capacidades do ser humano. A esta nova forma de ver o mundo e a vida chama-se humanismo.
Os valores da mentalidade renascentista:
classicismo, defende o regresso aos valores da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma), copiando e reinterpretando os temas e as formas da literatura e da arte greco-romana;individualismo, valorização do homem e da sua obra.espírito crítico, valoriza a razão e o pensamento, pondo em causa os dogmas e o saber livresco.A mentalidade renascentista defende um conhecimento multifacetado, isto é, o homem do Renascimento devia estudar todas as áreas do saber, devia ser reconhecido socialmente, ter uma boa formação cívica, intelectual e física. Em resumo, o “homem ideal” deveria saber estar e simultaneamente ser poeta, erudito (culto) e guerreiro. Foram exemplo destes princípios Leonardo da Vinci e Leon Alberti, entre outros.