• Matéria: História
  • Autor: carolswaaem
  • Perguntado 8 anos atrás

O termo “revolução” é utilizado pelos historiadores para eventos que mudam as principais es-truturas da sociedade. Você já estudou que a Revolução Francesa foi responsável por acabar com o Antigo Regime na França e, também, que outras instituições, como a Igreja, também sofreram intervenções por parte do novo governo, perdendo bens e grande parte da influência que possuíam.As mudanças produzidas pela Revolução interferiram também no cotidiano das pessoas. O exemplo que podemos citar foram as mudanças ocorridas em função da adoção do calendário revolucionário. As datas de nascimento, casamento e demais eventos importantes haviam mudado.
O fragmento de texto a seguir demonstra outro tipo de mudança ocorrida durante esse período.
Um dos exemplos mais claros da invasão do público no espaço privado é a preocupação constante com o vestuário. Desde a abertura dos Estados Gerais, em 1789, a roupa possui um significado político. Michelet descreveu a diferença entre a sobriedade dos deputados do Terceiro Estado, à frente da procissão de abertura – “uma massa de homens, vestidos de negro [...] com trajes modestos” – e “o pequeno grupo refulgente dos deputados da nobreza [...] com seus chapéus de plumas, suas rendas, seus paramentos de ouro”. Segundo o inglês John Moore, “uma grande simplicidade, e na verdade a avareza no vestuário era [...] considerada como uma prova de pa-triotismo”. Em 1790, os jornais dedicados à moda apresentam um “traje estilo Constituição” para as mulheres que, em 1792, torna-se o “chamado traje estilo igualdade com um toucado muito em moda entre as republicanas”. Segundo o Journal de La Mode Et Du Goût [Jornal da Moda e do Gosto], a “grande dama” de 1790 veste “cores listradas estilo nação”, e a “mulher patriota” usa tecido de cor azul-rei com chapéu de feltro negro, fita de chapéu e rosetas tricolores.
Considerando as obras e o fragmento de texto, responda, em seu caderno, às seguintes perguntas.
1. Segundo o historiador Michelet, os deputados que representavam o Terceiro Estado na Assembleia dos Estados Gerais utilizavam trajes sóbrios, em sua maioria pretos, enquanto os representantes do Segundo Estado utilizavam roupas luxuosas, repletas de ornamentos caros. Que diferenças entre os dois grupos podem ser observadas com base no vestuário de cada um deles?
2. De acordo com o inglês John Moore, a simplicidade e até a avareza no modo de vestir eram consideradas uma prova de patriotismo. Por quais motivos ele poderia fazer essa afirmação?
3. Durante o período revolucionário, os “sans-culottes” deixavam clara sua posição política ao tipo de calça que fazia parte de sua vestimenta, completamente diferente do que costumavam utilizar os nobres. De que forma o vestuário dos grupos menos favorecidos pode ter se transformado em uma forma de expressão política?

Respostas

respondido por: delayofgame2009
37
1- O segundo estado se vestia do modo descrito pois assim demonstrava a riqueza e o quão melhor são as suas condições de vida. O ouro e os materiais como as plumas não são de acesso comum, mas sim apenas àqueles com grande projeção no cenário social da época.

2- Porque o patriota é o que deseja o melhor para sua nação, no caso da França, a igualdade, vestir-se com simplicidade era retratar no vestuário a situação do povo francês. A França não deveria esbanjar, pois não estava em situação de fazer isso.

3- Podemos ver exemplos contemporâneos, os punks se vestem de um jeito e assim são reconhecidos e assim demonstram suas ideias de serem um ponto fora da curva em uma sociedade regrada. Os Sans-culottes ao se tornarem o símbolo republicano ganham uma identidade, e passam a demonstrá-la e assim se diferenciam dos nobres, do Antigo Regime.

:)
Perguntas similares