as relações entre alemanha e união soviética durante a segunda guerra foram marcadas por dois eventos centrais: o pacto ribentropp - molotov e a operação barbarossa. explique o que foram esses eventos e de que modo eles definiram o conflito ao leste da europa.
Respostas
O Pacto Molotov-Ribbentrop foi um pacto de não-agressão entre a União Soviética e a Alemanha nazista, de modo que estabelecia não uma aliança militar entre os dois países, mas um entendimento de que o leste europeu (principalmente os territórios poloneses) seriam divididos entre os dois Estados e um não iniciaria uma guerra contra o outro.
Isto fez com que, em um primeiro momento, não houvesse guerra no Leste Europeu.
Já a Operação Barbarossa foi o ataque surpresa que os nazistas promoveram (rompendo o pacto Molotov-Ribbentrop) contra os soviéticos, de modo que deu início ao front leste da Segunda Guerra Mundial. Isto se provou um enorme erro estratégico dos nazistas, pois foi neste front em que mais perderam soldados, onde tiveram as suas primeiras derrotas militares na guerra e que determinou ao final a derrota dos nazistas.
Resposta:
Em agosto de 1939, a Alemanha e a URSS assinaram o Pacto Ribbentrop-Molotov, um acordo de não agressão bélica que possibilitou a invasão da Polônia pelos alemães. No entanto, em julho de 1941, Hitler rompeu o pacto e iniciou a operação Barbarossa, atacando a União Soviética. Com isso, a URSS entrou na guerra, aliando-se à Inglaterra contra os países do Eixo. Após o contra-ataque soviético, que deu início à derrota alemã, os russos ocuparam todo o leste europeu até Berlim, em abril de 1945.