Eduardo sempre quis empreender em seu próprio negócio, mas tinha grande receio de fracassar. Aos poucos, com ajuda de tratamento terapêutico, aprendeu a lidar com os próprios limites e decidiu que estava na hora de realizar o sonho. Resolveu vender um carro que ganhou em um sorteio para apostar em um lava a jato a seco. O principal diferencial que tinha em mente era o apelo ambiental. Após a elaboração do plano de negócio, verificou que era viável e abriu a empresa. A partir do caso fictício, sobre as etapas do processo empreendedor, conforme Baron e Shane (2010), que retratam as etapas do processo empreendedor que Eduardo já enfrentou, avalie as afirmações a seguir:
I. Ideia e reconhecimento de oportunidade.
II. Decisão inicial de prosseguir.
III. Lançamento da nova empresa.
IV. Construção de negócio de sucesso.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Respostas
Olá, tudo bem?
Alternativa correta é C) I, II e III, apenas.
I. A fase descrita nesta opção diz respeito a ideia de negócio que o empreendedor tinha em mente aliada ao reconhecimento de oportunidade de negócio no mercado em que Eduardo pensa em empreender. Vemos isso em "lava a jato a seco (ideia) e apelo ambiental (reconhecimento de oportunidade)".
II. Refere-se a colocar a ideia do empreendimento em prática. Portanto, a decisão inicial de prosseguir. está expressa em "verificou que era viável e abriu a empresa".
III. É o empreendimento em si, ou seja, após a ideia e decisão de abrir o negócio Eduardo elaborou o plano de negócio e então abriu a empresa. Podemos ver isto na seguinte passagem "verificou que era viável e abriu a empresa".
Espero ter ajudado ;)
Resposta:
Alternativa C:
Explicação:
I. Ideia e reconhecimento de oportunidade.
II. Decisão inicial de prosseguir.
III. Lançamento da nova empresa.