Respostas
Em seguida, temos dois parágrafos dedicados à argumentação e desenvolvimento de ideias, pontos especiais, etc. Neste caso, pode falar sobre o respeito que não está presente em nossa sociedade, a falsa liberdade de escolha que algumas pessoas sofrem e mostrar alguns dados sobre o assunto.
Continuando no desenvolvimento, deve ser criada pelo menos 2 argumentos, em 2 parágrafos. No último, deve concluir a ideia, tanto é que o nome deste parágrafo é conclusão.
Resposta:
a diversidade cultural como principio educativo
Explicação:
Considerando que o ambiente escolar é marcado pela diversidade dos sujeitos, o artigo em questão apresenta algumas possibilidades teóricas e práticas para abordagem da diversidade cultural, visto que é de suma importância as diversidades, porém devem se expandir no âmbito educacional, conscientização, valores e princípios.
O presente artigo mostra a abordagem da diversidade cultural na escola que se realiza, portanto, a partir do encontro de nossos valores simbólicos, sociais, econômicos, culturais e do outro, (criança, adolescente, jovem, adultos e idoso), o diferente. Por fazer parte de uma construção sócio histórica imersa na cultura, tratando-se especificamente da diversidade étnico-racial, torna-se cada vez mais necessária a revisão de determinados padrões éticos, estéticos e formativos. A reflexão sobre as relações raciais e a educação não é recente no País, são muitos os movimentos em defesa da diversidade e na luta contra a desigualdade, entre eles ganha destaque a luta contra o racismo.
A reflexão no Âmbito escolar educacional sobre preconceitos, diversidades e direitos instiga os educando a se tornarem seres pensantes que lutam pelos seus direitos respeitando os direitos dos outros entre estes as diversidades culturais que cada um traz em sua bagagem. Por isso deve sempre levar a compreensão a riqueza de nossas pluralidades que também é cultura, lembrando que assim como a cultura a educação escolar exerce uma função central na experiência formativa dos indivíduos,
Sob a perspectiva da diversidade cultural como princípio educativo interessa-nos ater sobre quais são os valores sociais e culturais que engendram o currículo formal da educação escolar. Afinal, é função da escola, por meio da prática educativa, transmitir as várias contribuições sociais, econômicas e culturais dos diferentes grupos étnico-raciais que compõem nossa sociedade. Se a relação entre cultura e educação produz aprendizagens, que aspectos da cultura afro-brasileira têm sido abordados na educação escolar.
Portanto, o Artigo mostra em seu embasamento, que como princípio educativo, a diversidade cultural leva-nos a, constantemente, rever os valores políticos, sociais e culturais de compreensão do outro. Lançar mão desse princípio significa, ao mesmo tempo, entender o saber e a cultura como parte de uma produção sócio histórica de determinada sociedade e também problematizar os ditos valores sociais e culturais universais. O entendimento de que “toda educação é cultura”, na sociedade.