• Matéria: Português
  • Autor: TinaUrbainski
  • Perguntado 8 anos atrás

biografia de:
Lygia Fagundes Telles
Monteiro Lobato
LUÍS DELFINO

pfvr me ajudem

Respostas

respondido por: Gabifreitaa
0
Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina. Metade de suas obras é formada de literatura infantil. Destaca-se pelo caráter nacionalista e social. O universo retratado em suas obras são os vilarejos decadentes e a população do Vale do Paraíba, quando da crise do café. Situa-se entre os autores do Pré-Modernismo, período que precedeu a Semana de Arte Moderna.
Monteiro Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882. Era filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato. Alfabetizado pela mãe, logo despertou o gosto pela leitura, lendo todos os livros infantis da biblioteca de seu avô o Visconde de Tremembé. Desde menino já mostrava seu temperamento irrequieto, escandalizou a sociedade quando se recusou fazer a primeira comunhão. Fez o curso secundário em Taubaté. Com 13 anos foi estudar em São Paulo, no Instituto de Ciências e Letras, se preparando para a faculdade de Direito.
Registrado com o nome de José Renato Monteiro Lobato, resolve mudar de nome, pois queria usar uma bengala, que era de seu pai, que havia falecido no dia 13 de junho de 1898. A bengala tinha as iniciais J.B.M.L gravadas no topo do castão, então mudou de nome, passou a se chamar José Bento, assim as suas iniciais ficavam iguais às do pai.
Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na capital, formando-se em 1904. Na festa de formatura fez um discurso tão agressivo que vários professores, padres e bispos se retiraram da sala. Nesse mesmo ano voltou para Taubaté. Prestou concurso para a Promotoria Pública, assumindo o cargo na cidade de Areias, no Vale do Parnaíba, no ano de 1907.
Monteiro Lobato casou-se com Maria Pureza da Natividade, em 28 de março de 1908. Com ela teve quatro filhos, Marta (1909), Edgar (1910), Guilherme (1912) e Rute (1916). Paralelamente ao cargo de Promotor, escrevia para vários jornais e revistas, fazia desenhos e caricaturas. Ficou em Areias até 1911, quando muda-se para Taubaté, para a fazenda Buquira, deixada como herança pelo seu avô.

Luís Delfino dos Santos (Desterro, atual Florianópolis SC 1834 - Rio de Janeiro RJ 1910). Poeta, médico. Inicia em sua cidade natal os estudos no colégio de jesuítas, época em que tem "Delfino" acrescentado a seu nome, em homenagem à mãe, Delfina. Transfere-se aos dezesseis anos para o Rio de Janeiro, onde conclui, em 1857, curso na Academia Imperial de Medicina. Atua como clínico, o que lhe permite alcançar conforto material, e dedica-se paralelamente à literatura - a estreia deu-se 1852, com a publicação do conto "O Órfão do Templo" na revista carioca Beija-Flor. Em 1859 torna-se membro da Academia Filosófica, associação literária que reunia acadêmicos de Medicina e médicos. O poema mais famoso de sua primeira fase poética, A Filha d´África, é publicado em 1862, na Revista Popular. A colaboração para a imprensa será longa e produtiva: escreve para diversos periódicos, como Revista Popular, Diário do Rio de Janeiro, A Estação e Gazetinha entre 1861 e 1881, A Vida Moderna, em 1886, e, entre 1898 e 1904, os simbolistas A Meridional, Revista Contemporânea, Rosa-Cruz e Vera-Cruz - nos festejos comemorativos do primeiro aniversário desta revista, é coroado Príncipe dos Poetas Brasileiros. Eleito senador por Santa Catarina em 1891, integra a Constituinte Republicana: como senador, assina seus trabalhos como Luiz Delfino. Seus livros de poemas foram publicados todos postumamente, em 14 volumes editados por seu filho.


Lygia Fagundes Telles (1923) é uma escritora brasileira. Romancista e contista, é a grande representante do movimento pós-modernismo. É membro da Academia Paulista de Letras, da Academia Brasileira de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa. O estilo de Lygia Fagundes Telles é caracterizado por representar o universo urbano e por explorar de forma intimista a psicologia feminina.
Lygia Fagundes Telles (1923) nasceu em São Paulo, no dia 19 de abril de 1923. Filha de Durval de Azevedo Fagundes, advogado, passou sua infância em várias cidades do interior, onde seu pai era promotor. Sua mãe, Maria do Rosário Silva Jardim de Moura era pianista. Seu interesse por literatura começou na adolescência. Com 15 anos publicou seu primeiro livro, "Porão e Sobrado". Formou-se em Direito e Educação Física, na Universidade de São Paulo, porém seu interesse maior era mesmo a literatura.

Perguntas similares