• Matéria: Geografia
  • Autor: aninha6
  • Perguntado 9 anos atrás

questões sociais e geopoliticas do chile

Respostas

respondido por: msilvamilena1
4
Aí vão três questões

- A rivalidade secular com o Brasil vem desde a época de suas independências e teve como base os conflitos por posse de territórios, inclusive o Uruguai. Ambos se mordenizaram, militarizaram e até começaram a desenvolver uma tecnologia nuclear, visando à fabricação de bomba atômica. Entretanto, com o MERCOSUL, o Brasil e a Argentina tornaram-se mais parceiros do que competidores. Porém, mesmo assim, ocorre uma sutil disputa entre esses dois Estados pela liderança do bloco: atrair investimentos estrangeiros interessados nos países-membros do MERCOSUL, sediar as principais indústrias automobilísticas voltadas para o mercado consumidor desse megabloco. Pelo menos, a disputa deixou de ser militar para se tornar econômica e comercial.
- A disputa com o Chile por áreas ao redor do canal de Beagle no extremo sul do continente, já deu origem a conflitos militares, mas foi resolvida com um tratado de 1985, mediado pelo Vaticano.
- No conflito com o Reino Unido, os dois países disputam a posse das ilhas de
Falkland – Malvinas. Em 1982, a Argentina invadiu as ilhas, dando o início a Guerra das Malvinas. Em resposta, o Reino Unido retomou as ilhas, desalojando pela força as tropas argentinas.
Em 1999, os dois iniciaram negociações visando resolver essa disputa territorial. O Reino Unido propôs a realização de um plebiscito nas ilhas para que seus habitantes decidissem se preferiam continuar britânicos ou argentinos, mas a Argentina negou a proposta alegando que a maioria da população, hoje, é de origem britânica.

aninha6: Muito obrigada <3
msilvamilena1: de nada :)
Perguntas similares