• Matéria: Filosofia
  • Autor: liss12
  • Perguntado 8 anos atrás

como a ética garante o bem-estar da sociedade??

Respostas

respondido por: erikalexandre2
18
É o que determina o bom convívio e a harmonia das relações em todos os campos e garante, ao final, resultados justos para as partes interessadas. A palavra ética vem do grego ethos que significa modo de ser, caráter enquanto forma de vida do homem. Ética é a forma do indivíduo proceder ou se comportar no seu meio social. Os parâmetros são as condutas aceitas nesse meio social e é a moral que ‘regulamenta’ as relações e estabelece um modo de comportamento. De forma resumida, a ética pode ser definida como uma teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A ética individual deve se complementar pela ética social, já que vivemos numa sociedade que estabelece normas e leis para uma boa convivência e, sobretudo, a cooperação de uns com os outros. É daí que saem as bases e os princípios fundamentais da tolerância, equilíbrio e atitude digna e humana ao se proceder. Existem algumas referências ético-morais que norteiam as relações humanas pessoais, sociais e profissionais, como por exemplo: - Compreensão do conceito de justiça baseado na eqüidade e sensibilização pela necessidade da construção de uma sociedade justa; - Respeito pelas diferenças entre as pessoas; - Adoção, no dia-a-dia, de atitudes solidárias, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações; - Valorização e emprego do diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas; - Construção de uma imagem positiva de si, o respeito próprio e a confiança em sua capacidade; - Assumir posições de acordo com o seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação; Alguns conceitos estão diretamente ligados a essas atitudes: Respeito - ao bem público, ao patrimônio cultural, às diferenças, reciprocidade e privacidade. Justiça - eqüidade, cumprimento da lei, cumprimento de direitos e deveres. Diálogo - como instrumento de sanar conflitos, atividades coletivas, saber ouvir o outro, ter atenção, aceitar opiniões alheias, reconhecer o erro, desculpar-se e rever as próprias posições. Solidariedade - compromisso com o coletivo, ajuda desinteressada, voluntariado. Portanto, os princípios éticos não orientam apenas o teor das decisões – o que devo fazer – como também o processo para a tomada de decisões – como devo fazer. Agir com ética significa muito mais do que agir em sintonia com os costumes aceitos e adotados pela sociedade. Significa agir com consciência para garantir o bem-estar coletivo e usar o bom senso, sempre.
respondido por: larissamagrani
0

A ética, em suma, é a ciência que estuda a universalidade dos atos humanos em meio à sua particularidade.

Na filosofia da moral e os estudos éticos, há uma preocupação com o homem e como ele se relaciona com os valores e com os princípios sociais que os cerca. Desse modo, pergunta-se como a ética reflete em suas ações voltadas para a sociedade.

O homem pode agir de acordo com o seu desejo ou a sua necessidade. Pode, também, agir em prol da vida virtuosa e dos limites, mas pode agir conforme o seu dever como cidadão e pessoa.

A moral refere-se ao comportamento do homem e abarca o agir conforme o bem e o mal. Ela varia de indivíduo para indivíduo e de sociedade para sociedade. Com o passar do tempo, a moral pode vir a se transformar. Portanto, é mutável e não tem valor absoluto.

Assim, a ética e a filosofia da moral são artimanhas para ajudar o homem no agir correto e na responsabilidade com o próximo, à medida que possibilita a reflexão da ação individual e coletiva e suas consequências.

Saiba mais sobre ética em: brainly.com.br/tarefa/43602874

Anexos:
Perguntas similares