• Matéria: História
  • Autor: bbbibi
  • Perguntado 8 anos atrás

Me ajudem por favor . Preciso de um resumo sobre "oposição na câmara e na imprensa" do reinado de Dom Pedro.


AgenorMarinos: Quais dos Dom Pedros? I ou II?
bbbibi: primeiro

Respostas

respondido por: AgenorMarinos
16
Veja que em 1823, com o Parlamento já formado, houve muitas represálias ao imperador Dom Pedro I.

Uma delas foi numa "revolta" contra o poder do Imperador, onde os parlamentares se reuniram afim de discutir sobre a centralização do poder de Dom Pedro. De um lado da bancada, estavam os apoiadores de Dom Pedro, que defendiam que o monarca deveria ser livre para definir ministros, políticas nacionais e diretrizes de governo.
Do outro lado da bancada, estavam os chamados "liberais", que defendiam que os gabinetes deviam manter o poder para definir o curso que o governo deveria seguir. Todavia, ambos os lados defendiam o liberalismo e o monarquismo constitucional (ou seja, não defendiam a república)
[Essa foi uma represália na "câmara", que se chamava Parlamento na época]

Quanto à mídia, podemos dizer sobre a visão abolicionista de Dom Pedro, que era duramente criticada pelos populares que possuíam escravos, afinal, Dom Pedro I era a favor da abolição da escravatura e isso incomodava muita gente. Um exemplo clássico de crítica (que Dom Pedro rebateu com muita classe) foi no "Dia do Fico", quando Dom Pedro decidiu ficar no Brasil.
Muitos populares ofereceram seus escravos para carregarem Dom Pedro em sua carruagem (como se eles fossem os cavalos), então Pedro I recusou e disse: "Ofende-me ver meus semelhantes dando aos homens atributos da própria divindade [Deus], eu sei que o meu sangue é o da mesma cor que o dos negros", por essa frase foi duramente criticado pela mídia.
respondido por: makmorales
11

A oposição na câmara e na imprensa em relação ao reinado de Dom Pedro I deu-se principalmente em função de sua falta de articulação política, modos de um soldado e posição liberal, principalmente à respeito de seu desejo de abolição da escravatura.

Porém durante o processo de Independência do Brasil, as elites agrárias e senhores de escravos é que em grande parte apoiaram a luta contra Portugal e, juntos, esses senhores e parte da imprensa formavam uma resistência contra o desejo da abolição.

A dissolução da assembleia constituinte e a criação do Poder Moderador, além do desejo abolicionista foram motivos de grande oposição na câmara e na imprensa ao reinado de Dom Pedro I.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/18303089

Anexos:
Perguntas similares