• Matéria: Geografia
  • Autor: jpedro24
  • Perguntado 8 anos atrás

1) O apartheid ( política de segregação racial ) na África do sul e a importância de Nelson Mandela

2) A "Grande Barreira Verole" do Sahel e sua importância ambiental

Respostas

respondido por: ElannyOliver
3


1- Definição e origem

Apartheid (significa "vidas separadas" em africano) era um regime segregacionista que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, econômicos e políticos.

Embora a segregação existisse na África do Sul desde o século 17, quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948.

No regime do apartheid o governo era controlado pelos brancos de origem europeia (holandeses e ingleses), que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controles sociais.

Entre as principais leis do apartheid, podemos citar:

- Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949.

- Obrigação de declaração de registro de cor para todos sul-africanos (branco, negro ou mestiço) - 1950.

- Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das cidades - 1950

- Determinação e criação dos bantustões (bairros só para negros) - 1951

- Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas (bebedouros, banheiros públicos) - 1953

- Criação de um sistema diferenciado de educação para as crianças dos bantustões - 1953

Fim do Apartheid

Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano tomou várias medidas e colocou fim ao apartheid. Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime de segregação. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.

2- No sul de Santa Catarina, uma área extensa foi degradada devido à mineração de carvão a céu aberto, sendo essas áreas deixadas à merce do tempo. Essas áreas sem a devida recuperação ficam impactando recursos hídricos, solos, flora, fauna e outros meios.

Atualmente, elas estão sendo recuperadas e as empresas responsáveis por tais passivos estão gerenciando melhor seus processos industriais. Regionalmente, a atividade de recuperação ambiental já é bem conhecida… para as nossas condições ambientais. E como seria uma recuperação ambiental em condições mais desérticas? Com solos mais arenosos? E uma disponibilidade hídrica muito baixa?

Pensando nisso, acabei encontrando a iniciativa Grande Barreira Verde para o Sahara e o Sahel (“Great Green Wall for the Sahara and the Sahel Initiative“), um projeto cujo objetivo é criar um gigantesco corredor verde (uma floresta) para deter o avanço do Sahara, ou seja, conter a desertificação em países como Senegal, Mauritânia e Niger e reduzir problemas com seca, fome e pobreza.

O projeto tem grandes ambições como: recuperar 50 milhões de hectares; fornecer segurança alimentar para 20 milhões de pessoas; criar 350.000 postos de trabalho e sequestrar 250 milhões de toneladas de carbono.

Porém, só plantar arvores não irá auxiliar a população exposta à esses problemas, pois eles surgem de um conjunto de fatores, tais como manejo inadequado da terra e superexploração.

Técnicas especificas também devem ser realizadas para que as plantas não morram poucos dias depois do seu plantio. Reviver as raízes e cavar “meia-luas” para reter água estão entre essas técnicas.

jpedro24: obgdo ❤
jpedro24: Valeu ✌ é nois
ElannyOliver: De nada ^^
jpedro24: Você tem ZAP
jpedro24: Oi Elanny
jpedro24: tudo bem?
Perguntas similares