(UPE-SSA 3 2017) A partir da adaptação para um sistema intensivo de criação em tanques escavados e do uso de aeração artificial diária, é possível se triplicar a produção de peixe de piscicultura no Amazonas, mantendo as mesmas áreas de tanques existentes. Analisando-se um sistema de aeração, percebe-se que uma bolha de ar que ascende desde o fundo de um tanque de piscicultura, com temperatura constante, dobra seu volume desde sua formação até atingir a superfície da água. Considerando-se que o ar da bolha é um gás ideal e que a pressão atmosférica local é igual a 1atm, a profundidade do tanque é, aproximadamente, igual a: a) 1m. b) 5 m. c) 10 m. d) 16 m. e) 20 m.
Respostas
Resposta: A resposta é alternativa C.
Explicação:
Antes de resolvermos devemos ter em mente os seguintes dados:
d = 1000 kg/m³ (Densidade da água)
1 atm = 10⁵ Pa
A questão nos fornece que a pressão final será de P₁ = 1 atm que é pressão quando ele emerge da água e chega à superfície, e o volume final será o dobro do inicial V₂ = 2V₁.
Dessa forma, como a enunciado diz que a temperatura será constante, então haverá a transformação isotérmica, onde aplicaremos a seguinte fórmula:
(SUBSTITUINDO OS VALORES)
Agora, sabendo que a pressão atmosférica da supérfície é 1 atm e a pressão inicial dele na água é 2 atm basta substituir esses valores na equação da pressão hidrostática:
(SENDO "h" A PROFUNDIDADE QUE A QUESTÃO PEDE)
A profundidade do tanque é, aproximadamente, igual a: 10m - letra c).
Vamos aos dados/resoluções:
A hidrostática acaba estudando todos os fluidos em repouso (e isso acaba incluindo os gases e líquidos), almejando o líquido ideal, sendo as forças específicas de viscosidade que são desprezíveis.
PS: No Mar Morto, você flutua sem dificuldades porque é o maior lago de sal do planeta, mostrando como a densidade pode ser relevante.
Então utilizando a equação geral dos gases ideais, teremos:
P1 . V1 / T1 = P2 . V2 / T2
P1 . V1 = P2 . V2
P1 . V1 = 1atm . 2V1
P1 = 2atm
E ao multiplicar a mesma por 10^5, teremos:
P1 = 2atm . 1 . 10^5 Pa / 1atm
P1 = 2 . 10^5 Pa.
E quando jogamos no Teorema de Stevin, teremos:
Pt = Patm + Ph
Pt = Patm + pgh
h = Pt - Patm / pg
h = 2 . 10^5 Pa - 1 . 10^5 Pa / 1000 kg / m³ . 10 m / s²
h = 10m.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20719029
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)