O cartão-postal é o melhor veículo de propaganda e reclame de que podem dispor os homens, as empresas, a indústria, o comércio e as nações.
(Olavo Bilac A cartophilia, 15/06/1904).
A frase de Olavo Bilac assinala a ampliação da produção de cartões-postais no início do século XX, que animou colecionadores e o trabalho de editores, fotógrafos e gravuristas.
As imagens dos cartões do Rio de Janeiro, capital brasileira naquele momento, associaram-se à propaganda das ações governamentais indicadas em:
(A) modernização e progresso material de espaços públicos
(B) planejamento e racionalização do crescimento urbano
(C) valorização e preservação dos monumentos arquitetônicos
(D) remodelamento e expansão das vias de transportes coletivos
Anexos:
Respostas
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No início do século XX, o Rio de Janeiro, capital da República instaurada a pouco, foi foco de uma grande reforma urbana, regida pelo Prefeito Pereira Passos (1902-1906), bem como de um conjunto de intervenções arquitetônicas, que representaram a modernização e o progresso material dos espaços públicos.
A construção da Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, foi a principal "vitrine" das reformas realizadas por Pereira Passos. Inspirada pelos boulevards de Paris, a avenida ligava os pontos estratégicos da cidade colonial e imperial.
Tornou-se, pois, uma das imagens símbolo da cidade republicana moderna , passando a compor muitos cartões-postais.
A construção da Avenida Central, hoje Avenida Rio Branco, foi a principal "vitrine" das reformas realizadas por Pereira Passos. Inspirada pelos boulevards de Paris, a avenida ligava os pontos estratégicos da cidade colonial e imperial.
Tornou-se, pois, uma das imagens símbolo da cidade republicana moderna , passando a compor muitos cartões-postais.
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