Respostas
biologia tem como um de seus pontos mais fundamentais a diversidade da vida.
Sendo assim, como a biologia pode ser considerada uma ciência imperialista e dominadora, contrária aos interesses do povo, como afirmam alguns pensadores da área de humanas (a exemplo de Boaventura de Sousa Santos, que parece ser bastante lido no Brasil)?
Me parece que é justamente a ignorância em biologia que permite aos poderosos abusarem do povo. Vejamos exemplos:
- O sanete Protex mata 99% das bactérias. O 1% restante facilmente se torna um problema.
- O sistema imune se forma a partir da diversidade de antígenos. E muitas mães impedem que os filhos ponham qualquer coisa na boca.
- A obesidade é causada pela ingestão de calorias maior que o seu consumo, além de uma má qualidade alimentar, que pode desenvolver obesidade patológica. Como então tantas pessoas estão obesas, teoricamente no país mais "avançado" do planeta (EUA)?
- O desmatamento mata as espécies de formigas que competem com a saúva. Por isso a monocultura tem a saúva como praga.
- A homossexualidade é parte da diversidade humana, pode ter explicação pelo lado do "comportamento eussocial" e "seleção de grupo", em muito parecido com o fenômeno da menopausa (ajudar a criar as crianças do grupo, etc). Homossexuais também parecem ser 10%, como canhotos, conchas de moluscos que se enrolam para o lado inverso, onças-pretas no meio de onças-pintadas e outros exemplos de equilíbrios genéticos como Hardy-Weinberg, e outras Estratégias Evolutivamente Estáveis (EEEs).
- A biologia mostra uma grande mistura de genes entre as chamadas raças humanas. E ainda que não houvesse, a antropologia, a linguística e as etnociências mostram que todas as culturas humanas são avançadas, e que cada povo costuma estar em um delicado equilíbrio com seu meio ambiente, através de suas mitologias.
A biologia tem ou não tem o potencial para iluminar o povo, no lugar de oprimi-lo?