• Matéria: Física
  • Autor: carlosjunior7727
  • Perguntado 8 anos atrás

Após a liquefação do ar atmosférico, o nitrogênio-N2 é separado dos demais componentes do ar através de qual destilação

Respostas

respondido por: natyelleapsatil
868
destilação fracionada
respondido por: vchinchilla22
543
O ar atmosférico é uma mistura de vários gases, contém basicamente os gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2) com pequenas quantidades de argônio (Ar) e outros gases nobres, e dióxido de carbono (CO2). Que podem ser obtidos a partir de uma coluna de fracionamento.



Para separarmos os vários componentes gasosos do ar atmosférico a mistura de gases é primeiramente seca e transformada em ar líquido através do resfriamento a - 200 °C (liquefação).



O ar liquefeito é então transferido para a coluna de fracionamento; e seus componentes poderão depois ser separados através da destilação fracionada (processo Linde). Na coluna existem compartimentos com diferentes temperaturas onde cada componente é fracionado de acordo com sua temperatura de ebulição.



Em seguida, destila-se o ar líquido. Inicialmente ferve o nitrogênio (-195,8ºC) e, depois, o oxigênio (-183ºC).



A destilação fraccionada é uma operação básica da indústria química,  é um processo de evaporação, condensação de vapor e coleta do condensado em um recipiente separado. É utilizada principalmente na separação de misturas de misturas líquidas.



A eficiência da separação depende de múltiplos fatores, como a diferença dos pontos de ebulição dos componentes da mistura, a pressão trabalho e outros parâmetros físico-químicos dos componentes.



 O coração de um sistema de destilação fracionada é a coluna de defração, cujo design (tamanho, número de placas, tipo de enchimento, diâmetro, etc.) depende de o sucesso da separação. 
Perguntas similares