• Matéria: Português
  • Autor: BIAGUEDESS7658
  • Perguntado 8 anos atrás

(FCC – 2007 – Modificada) Assinale a alternativa em que há ERRO quanto ao acento indicativo de crase: c) Os sonhos não se adquirem à vista: custa tempo para se elaborar dentro de nós a matéria de que são feitos, às vezes, à revelia de nós mesmos. d) Compreenda-se quem aspira à estabilidade de um emprego, mas prestem-se todas as homenagens àquele que cultiva seus sonhos. b) Cabe à juventude de hoje dedicar-se à substituição dos apelos do mercado por impulsos que, em sua verdade natural, façam jus à capacidade humana de sonhar. e) Quem acha que agracia à juventude de hoje com elogios ao seu pragmatismo não está à salvo de ser o responsável pela frustração de toda uma geração. a) À falta de coisa melhor para fazer, muita gente assiste à televisão sem sequer atentar para o que está vendo.

Respostas

respondido por: Liziamarcia
11

A)[ À falta de ] coisa melhor para fazer, muita gente assiste [à televisão ]sem sequer atentar para o que está vendo
*À FALTA DE --> é uma expressão idiomática requer crase
* À televisão --> a crase é necessária porque o verbo assistir exige a preposição a + a televisão substantivo feminino

B-Cabe [à juventude ]de hoje dedicar-se [à substituição] dos apelos do mercado por impulsos que, em sua verdade natural, façam jus [à capacidade ]humana de sonhar.
*À JUVENTUDE--> o verbo caber pede a preposição "A "porque é transitivo indireto + a juventude ( substantivo feminino ) objeto indireto .ocorre a crase
* À SUBSTITUIÇÃO --> o verbo dedicar pede a preposição "a"+ à substituição requer a crase .
* À CAPACIDADE HUMANA -->requer crase pois é uma locução adverbial

c) Os sonhos não se adquirem [à vista: ]custa tempo para se elaborar dentro de nós a matéria de que são feitos, [às vezes] , [à revelia] de nós mesmos.
**À VISTA ; ÀS VEZES ; À REVELIA --> requer crase sao expressões idiomáticas

d) Compreenda-se quem aspira [à estabilidade ]de um emprego, mas prestem-se todas as homenagens [àquele ]que cultiva seus sonhos.
*À ESTABILIDADE --> verbo aspirar pede preposição" a" + estabilidade ( substantivo feminino )requer crase
ÀQUELE -->o substantivo homenagem pede um complemento nominal ( aquele ) usando uma preposição homenagem "a" + o pronome a aquele= àquele .

e) Quem acha que agracia[ à juventude] de hoje com elogios ao seu pragmatismo não está [à salvo ]de ser o responsável pela frustração de toda uma geração.
**À JUVENTUDE ---> errado
A crase não é necessária em A JUVENTUDE porque o verbo AGRACIA é transitivo direto não pede preposição
** À SALVO --> errado
A crase em A SALVO não é usada porque é uma expressão adverbialfixa , não concorda com o sujeito .
respondido por: filipiparente
0

Resposta:

Cabe à juventude de hoje dedicar-se à substituição dos apelos do mercado por impulsos que, em sua verdade natural, façam jus à capacidade humana de sonhar.

Explicação:

Perguntas similares