Respostas
emoções segundarias Estas são as emoções aprendidas, ou seja, elas são impostas por heranças familiares e por convenções sociais, religiosas, culturais e econômicas. São exemplos disso: ciúme, orgulho, vaidade, vergonha e culpa. E por falar em culpa, este é um dos sentimentos amplamente propagados ao longo dos séculos como forma de autopunição aos pecadores.
Esta culpabilização tornou-se tão arraigada na mente das pessoas que, muitas vezes, é necessária uma intervenção psicológica para ajudar o indivíduo a lidar com esta emoção, sem se punir ou se culpar por absolutamente tudo que acontece de ruim em sua vida. Isso acontece porque as emoções secundárias são influenciadas pelas crenças e valores de cada um, o que dependendo da situação, leva a determinados comportamentos emocionais. No âmbito cognitivo, podemos dizer que elas estão relacionadas ao córtex pré-frontal.
Muito interessante, não é mesmo? Por fim quero deixar uma dica poderosa de filme que nos ajuda a compreender de forma muito lúdica e criativa as nossas emoções pAlegria, tristeza, raiva, medo, aversão e surpresa: são as nossas quatro emoções primárias, ou seja, aquelas que dão origem e influenciam todas as outras e que desenvolvemos na infância ainda. Segundo Ballone, estes impulsos estão diretamente relacionados ao instinto de sobrevivência do ser humano e são da sua própria natureza, ou seja, universais a todos nós.
rimárias e sua relação com todas as demais. Estou falando do filme – Divertida Mente, que aborda o tema do ponto de vista neurocientífico. Veja o trailer abaixo, assista e aprenda ainda mais sobre suas emoções. emoções primarias