• Matéria: Sociologia
  • Autor: lanzola16
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual sua opinião sobre contrastes sociais?
você já vivenciou algum contraste?

Respostas

respondido por: SnLoki
1
Sim já vivenciei um contraste social, e boa parte dele é pelo que eu sou. Músico, negro e pobre rsrs

Como da vez que já falaram pra uma garota que eu queria namorar que não valia a pena ter eu como um namorado porque eu aparentava não ter um futuro promissor. Só porque ela era de família rica e coisas do tipo, mas várias outras coisas também, tais como oportunidades de viajar. Dar oportunidade para outra pessoa só porque ela tem condições ($$) melhores para ficar no exterior. E uma infinidade desse tipo, mas tudo isso só me instiga ainda mais a lutar pelo que eu quero ser.

lanzola16: Muito bom, Obrigado!
respondido por: pauloandrefotog
3
Contrastes sociais tem a ver com a visão de mundo que se fabrica diante de uma sociedade capitalista e globalizada e qual o papel que se ocupa dentro dessa determinada sociedade. O Brasil é cheio de contrastes sociais, a grande maioria das pessoas pertencem a uma classe média à moda brasileira que mal da pra sobreviver. Muitos são literalmente pobres de recursos financeiros e pobres de informação cultural e social. Esse abismo não está lá porque a pessoa quer ser pobre. É um problema maior, histórico e antigo. Lá no começo da colonização, poucos ganharam terras imensas e passaram a explorar a mão de obra a troco de quase nada, depois, no período da escravidão, por nada mesmo.
Quando o negro se vê liberto das fazendas de café, não teve ninguém para dar a ele uma dignidade, uma oportunidade. Muitos perambulavam pelas estradas em busca de uma vida melhor que não tinham e não iam ter. Faltava o respaldo social do governo. Somente agora é que alguém  resolveu criar medidas de igualdade para os negros e os brancos, criando as cotas em lugares e espaços públicos, minimizando uma crise social histórica. Isso é tema polêmico em muitos lugares. Quando se vê uma pessoa de favela que entra num condomínio da vizinhança para pegar água, o problema não é o roubo da água, o problema é o descaso do governo que não forneceu ao seu cidadão saneamento básico e água Tratada. O governo não deu a ele moradia de qualidade, escola de qualidade, nada disso, essa é a realidade dos contrastes no Brasil. Nosso maior desconforto é quando chegamos num atendimento de saúde do estado, tudo precário para quem não têm plano de saúde. O contraste se vive na hora que chega um cidadão que paga um plano X, ele é passado na frente nos hospitais, atendido e instalado em melhores condições. No Brasil se vive contrastes todos os instantes.

Perguntas similares