Condição da mulher na sociedade brasileira aborde seguintes aspectos porcentagem da população,mercado de trabalho , preconceito e violencia
Respostas
Olá, tudo bem?
A condição da mulher brasileira tem passado por muitas modificações recentemente. A maior delas ocorreu a partir da metade do século XX, com a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Inicialmente, elas eram postas para realizar trabalhos de professora, secretária, cozinheiras e enfermeiras. Funções que, teoricamente, eram mais femininas. Entretanto, a ascensão das mulheres no mercado tem sido cada vez maior, com maior porcentagem delas em cargos de liderança.
Quanto à violência e preconceito, que estão muito atrelados, ambos ainda são fortes em nossa sociedade. O preconceito é propagado especialmente através de atitudes discriminatórias, que podem surgir de piadas ou até mesmo agressões pelo simples fato da vítima ser mulher.
A Lei 11.340/06, a Lei Maria da Penha, surge com o intuito de proteger as mulheres das agressões, trazendo definições importantes para o combate do machismo em nossa sociedade, como violência psicológica, financeira, medidas a serem tomadas em situações de agressão, entre outros, representando um grande avanço na legislação de proteção às mulheres.
Espero ter ajudado!