• Matéria: História
  • Autor: carloshenriquelira
  • Perguntado 8 anos atrás

Atividade Discursiva

O multiculturalismo pressupõe a validade do princípio da igualdade. Esse princípio considera que todos os homens são considerados iguais, em todas as esferas da vida, independente de sua raça, cor, sexo ou cultura. O multiculturalismo utiliza-se do princípio da igualdade, pois fundamenta-se na ideia da presença de várias culturas em um mesmo território, sem a prevalência de uma, com reconhecimento e respeito a todas as culturas. Em um país formado por diversas culturas e etnias que ainda são geradores de desigualdades, as políticas de ações afirmativas são instrumentos de afirmação da diferença para a produção da igualdade. Considerando esse fator, faça uma breve reflexão a respeito da importância das políticas de ações afirmativas para a produção do multiculturalismo no Brasil.

Respostas

respondido por: Liziamarcia
33
O multiculturalismo em um país democrático como o Brasil ,deveria valorizar a diversidade como uma forma de integrar as culturas diferentes , aplicando os artigos dos direitos humanos , para reconhecer as diferenças e implantar as políticas públicas .
O reconhecimento ,que a diversidade é um elemento de respeito à dignidade humana , deveria ser o objetivo principal das sociedades multiculturais .
Pois buscar esta compreensão da diversidade , leva a analisar as desigualdades históricas que sempre existiram no Brasil para reconhecer a cidadania.
O papel da educação é fundamental , na conexão entre a diversidade , os direitos humanos e o multiculturalismo , formando assim a igualdade .
respondido por: mgs45
21
Importante lembrar que na Constituição Brasileira, em seu artigo 5º determina a igualdade entre os indivíduos, assim como na  Bíblia, que em várias passagens são unânimes em dizer que somos todos iguais perante Deus, e somos um só em Cristo. Que Cristo morreu por todos nós na cruz.
Tanto do lado legal como do religioso, as sociedades e civilizações impõem ao homem a igualdade como um direito social, válido para todas as nações, povos e culturas mundiais. 
Independente de raça, religião, ou qualquer situação de "diferenças" temos de respeitar o direito de todos serem iguais, e apoiar  criação de projetos de ações em favor da defesa dos que não são respeitados nestes aspectos. Isso pra combater a violência, a desumanidade e outros atos cruéis em nome do preconceito que sofre uma grande maioria de pessoas em situação de vulnerabilidade.  Isso abrange o negro, a criança, o idoso, a mulher, o pobre, o índio, etc.,na sociedade atual. Lembrando que as diferenças somam em qualquer sociedade, pois juntando as diferenças que evoluímos, na troca de experiências.  Exemplo disso na nossa alimentação composta de colaboração do índio (como milho e mandioca), do negro (feijoada e acarajé) e do europeu (pizza, manjar, strogonoff). Assim como na música e outros setores culturais.
Igualdade como sinônimo de liberdade. Deus nos criou e fez livres. Nenhum ser tem direito de privar  o outro da liberdade de agir, de pensar, de fazer, de criar, de ser!

Perguntas similares