• Matéria: Química
  • Autor: nataliafernandp8domy
  • Perguntado 8 anos atrás

Dentre os produtos naturais empregados em abordagens terapêuticas, os óleos essenciais, utilizados frequentemente na aromaterapia, são descritos como produtos com grande potencial farmacológico e terapêutico. Suas propriedades farmacológicas são diversas e algumas são preconizadas por apresentarem vantagens importantes, quando comparadas a outros medicamentos. A ação antibacteriana de óleos essenciais tem sido demonstrada através da susceptibilidade de bactérias Gram positivas e negativas, conforme evidenciado em testes de concentrações inibitórias mínimas (MIC) como os apresentados na tabela a seguir, cujos testes evidenciam a concentração mais baixa de uma substância que impede o crescimento visível de uma bactéria, um fungo ou uma levedura.



Concentração inibitória mínima de óleos essenciais (%v/v) frente a diferentes bactérias.




Fonte: Hammer, Carsom e Riley (1999).



Com base no texto e na tabela apresentada, responda os itens a seguir:

a) Os óleos essenciais são misturas complexas em que a alteração de concentração de constituintes pode alterar drasticamente suas características. Descreva sobre quais fatores podem interferir nas características dos óleos essenciais?

b) De acordo com o estudo apresentado, quais as bactérias são mais susceptíveis a ação dos óleos essenciais, as Gram positivas ou as Gram negativas? Quais são os motivos?

Anexos:

Respostas

respondido por: marcisol1
9
alguém pode me ajudar com essa questão

jlucas88: cade
Perguntas similares