Leia o texto poético seguinte: Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos. Desliguei a cama e deitei-me na luz Tudo porque Ele me deu um beijo de boa noite... (Autor anônimo) A partir da leitura realizada no material teórico sobre Coesão e Coerência, apresente sua opinião e discuta com seus colegas sobre: - Podemos dizer que esse texto é incoerente? É possível descobrir nele alguma unidade de sentido? Serve para “dizer alguma coisa”? Se sim, quais sentidos podemos atribuir a ele? Qual a estratégia usada pelo autor para dizer o que disse e com que intenção? - Procure produzir um pequeno texto que expresse sua opinião com clareza e que responda às questões propostas.
Respostas
O trecho apresenta incoerência, porém, pelas experiências que o leitor possui, é possível descobrir uma unidade de sentido. A personagem, por ter recebido um beijo de boa noite de quem ela aparentemente gosta, ficou atordoada, começando a trocar as palavras de seu relato sobre o que ela fez depois do tal beijo.
No texto, o autor quer quer dizer que o amor deixa a gente perdido, confuso, fazendo com que a gente se perca diante do contato com quem a gente gosta, e essa mensagem foi justamente passada através da inversão das funções, dando a entender uma certa "confusão" do personagem por causa do beijo.
Não, o texto é bastante coerente, entretanto, é necessário analisar o texto como um todo.
Se analisarmos apenas os primeiros versos, veremos que não há coerência alguma, visto que não é possível "subir a porta" ou "fechar a escada". Entretanto, ao final do texto percebemos que o autor se encontra apaixonado, o que torna sua confusão bastante compreensível.
Logo, por meio do signo, podemos notar uma unidade de sentido baseada em uma desorganização que demonstra a emoção do autor causada pelo beijo que recebeu.
Leia mais sobre interpretação textual em:
https://brainly.com.br/tarefa/20207798
https://brainly.com.br/tarefa/20195018