Entre os anos 20 e 70, muitas escolas brasileiras viveram também outras experiências no âmbito do ensino e aprendizagem de Arte, fortemente sustentadas pela estética modernista e com base nas tendências pedagógicas e psicológicas que marcaram o período. Contribuíram para essas influências os estudos de psicologia cognitiva, psicanálise, gestalt, bem como os movimentos filosóficos que embasaram os princípios da Escola Nova. (PCN, 1998, p. 24).
Sobre esse período de influencias modernistas, podemos afirmar que
Escolha uma:
a.
as crianças eram avaliadas psicologicamente pela sua capacidade de copiar e retratar obras clássicas.
b.
o professor era responsável por influenciar os com conceitos modernistas, controlando os processos criativos.
c.
nessa época surgiu a Escolhinha de Arte do Brasil, contrapondo a Pedagogia Nova e retomando aos preceitos da Arte clássica europeia.
d.
em 1922, eclode o Movimento Modernista do Brasil, altamente influenciado pelos movimentos modernistas europeus, que resgatou a cultura clássica e o olhar para o erudito.
e.
enquanto na educação a Escola Nova se contrapunha à Escola Tradicional, no campo da Arte, os modernistas chamavam à atenção para a ―Arte da criança, valorizando a originalidade e a qualidade expressiva das produções infantis e dos povos aborígines.
Respostas
A resposta correta encontra-se na letra e. enquanto na educação a Escola Nova se contrapunha à Escola Tradicional, no campo da Arte, os modernistas chamavam à atenção para a ―Arte da criança, valorizando a originalidade e a qualidade expressiva das produções infantis e dos povos aborígines.
Nesse sentido, observa-se que durante este período, a educação brasileira encontra-se imersa sob a cultura modernista que vinha trazendo diversas novas concepções à cultura brasileira, principalmente no que tange a liberdade de expressão e reforço da identidade local.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que existia a implementação da Escola Nova (por uma escola mais inclusiva e igualitária), os modernistas procuravam valorizar a arte da criança, pela originalidade das produções infantis.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
1-É a letra D - O documento não define qual linguagem artística deve ser trabalhada em cada ciclo e quanto a definição desses conteúdos a decisão fica a critério das equipes, das escolas e conforme seus projetos curriculares.
2- é a letra B I - A; I - B; I - C; II - D.
3- é a letra E - A
enquanto na educação a Escola Nova se contrapunha à Escola Tradicional, no campo da Arte, os modernistas chamavam à atenção para a ―Arte da criança, valorizando a originalidade e a qualidade expressiva das produções infantis e dos povos aborígines..
4 – é a letra C
a cor é muito importante para a comunicação visual por ser repleta de informações, o que propicia surpreendentes experiências visuais..
5 – é a letra D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira..
Explicação: