Consequências de uma dieta rica em gorduras e desprovidas de carboidratos – suponha que você precisa sobreviver com uma dieta consistindo exclusivamente de gordura de baleia ou foca, sem nenhum, ou muito pouco carboidrato. Se a sua dieta for totalmente desprovida de carboidratos, qual tipo de ácido graxo seria melhor consumir: aqueles com número par ou ímpar de átomos de carbono? Explique.
Respostas
No geral, dietas com baixo consumo de carboidratos (Low-carb) levam a uma redução na produção de insulina do corpo levando o nosso organismo a buscar novas fontes para se obter energia, como é o caso dos lipídeos, já que os carboidratos são a fonte primária de energia no organismo. Quando o corpo tem que usar obrigatoriamente as gorduras para se obter energia o resultados disso são as “cetoses” que é quando o fígado converte gordura em ácidos graxos.
O cérebro humano “gosta” de glicose, quando o organismo não tem quantidade suficiente de carboidratos ele mesmo produz os seus próprios carboidratos que estão armazenados nos fígados e nos músculos através de proteínas e outros compostos ali presentes, portanto o que irá acontecer é a metabolização de proteínas para serem convertidas em carboidratos.
À medida que essas reservas vão acabando o cérebro é obrigado a usar as cetoses que são subprodutos metabólicos da quebra de gordura. Esses processos acarretam na “metabólica desidratação”. Dietas com baixa ingestão de carboidratos levam o corpo a um estado de estresse, pois o corpo usa de todas as formas possíveis para obter energia, o cérebro sempre irá preferir usar glicose e por isso que essa metabolização de cetonas causa diversos efeitos colaterais no corpo, como náuseas, fadiga, tontura, etc.
Espero ter ajudado!!!