• Matéria: Pedagogia
  • Autor: anddressasantos9900
  • Perguntado 8 anos atrás

De quem foi a sugestão de considerar que o ensino da história é um instrumento para a emancipação individual e social da população, algo que, para poder ser desenvolvido, exigiria uma escolha de conteúdos que facilite a explicação da genealogia do presente, além de uma metodologia que ofereça aos alunos os instrumentos de conhecimento precisos para enfrentar seu presente e seu futuro?

Respostas

respondido por: MarciaAguilar
0

Olá, tudo bem?


A sugestão para que o ensino de história venha a contribuir para a emancipação do indivíduo e da sociedade veio do autor espanhol Ramón López Facal (2003).


López Facal escreveu esta ideia apresentada no enunciado do exercício em um texto chamado "La enseñanza de la historia, más allá del nacionalismo". Este capítulo está nas páginas 223-256 do livro "Usos públicos de la historia", publicado em Madrid no ano de 2003.


Segundo o autor, a emancipação pode ser favorecida pela articulação de conteúdos e metodologias educacionais. Os conteúdos selecionados devem facilitar a análise das condições que nos permitiram chegar aonde chegamos. Por outro lado, a metodologia deve instrumentalizar os alunos com conhecimento que favoreça o enfrentamento do presente e do futuro.


Espero ter ajudado!



Perguntas similares