• Matéria: História
  • Autor: alessandroneris3304
  • Perguntado 8 anos atrás

No processo da independência de Cuba , os Estados Unidos tiveram grade participação , sendo,inclusive , inserida na Constituição do país recém-formado a Emenda Platt. Faça um breve comentário acerca da emenda citada é da atuação dos EUA no processo independista cubano.

Respostas

respondido por: laurabeatrizA
54
A chamada Emenda Platt foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Desta forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estadunidense.


A independência de Cuba aconteceu
porque os Estados Unidos estavam de olho nas suas grandes belezas naturais e era a principal produtora mundial de açúcar, aconteceu no ano de 1898. Os EUA chegaram a realizar várias propostas econômicas ao governo espanhol para que cedesse sua soberania sobre a ilha.
respondido por: eduardospagnolo
2

No processo de independência de Cuba, os Estados Unidos utilizaram a política do Big Stick para ajudar no processo.

Interesse dos Estados Unidos na Independência Cubana

Os Estados Unidos impuseram sua presença imperialista em quase todas as independência das colônias espanholas. Seu objetivo era terminar o mercado espanhol com suas colônias e transformá-las em mercados consumidores dos Estados Unidos.

Com Cuba não foi diferente, em 1901, após a independência cubana, o governo dos Estados Unidos implantaram a Emenda Platt, que tornava Cuba um protetorado dos Estados Unidos e permitia o governo estadunidense intervir em assuntos políticos.

A Emenda também sedia aos governo estadunidense, uma área de 117 km², na região da Baía de Guantánamo, onde mais tarde foi fundada uma base militar.

Saiba mais sobre "Processo de Independência de Cuba e Emenda Platt" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3151913

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares