Em geral, os ésteres, principalmente os de baixa massa molar, apresentam aromas agradáveis, estando presentes em frutas e flores. Esses compostos possuem uma importante aplicação na indústria como flavorizantes, ou seja, substâncias que, quando adicionadas em pequena quantidade, conferem características degustativas e olfativas aos alimentos. O butanoato de etila é um éster que confere aroma de abacaxi aos refrescos artificiais e o etanoato de etila acrescenta aroma de maçã, ambos são usados como flavorizantes. COSTA, T. S.; et al. Confirmando a Esterificação de Fischer por Meio dos Aromas. Química Nova na Escola 2004. Qual a nomenclatura do álcool e do ácido carboxílico, respectivamente, que por esterificação dão origem ao éster com aroma de abacaxi? (A)Isobutanol e ácido etanoico. (B) Etanol e ácido propanoico. (C) Butanol e ácido etanoico. (D) Butanol e ácido fórmico. (E) Etanol e ácido butanoico.
Respostas
Olá!
As reações de esterificação consistem em formar um éster a partir de um ácido carboxílico (primeira parte do éster) e um álcool (segunda parte do éster).
A nomeclatura de um éster é definida como: (número de carbonos da primeira parte da molécula) + ato de (número de carbonos da segunda parte da molécula)+ila
Por exemplo, a reação entre o ácido metanóico + etanol forma o metanoato de etila.
Neste exemplo, queremos definir qual o nome do ácido e álcool que formam o butanoato de etila (aroma de abacaxi). Partindo do princípio do que foi explicado acima, temos:
Butanoato = ácido carboxílico com 4 carbonos = ácido butanóico
Etila = álcol com 2 carbonos = etanol
Então o butanoato de etila é formado por esterificação a partir do ácido butanóico e do etanol.
Resposta: Opção (E)