1)
A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou, no Rio de Janeiro, em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). A CNUMAD é mais conhecida como Rio 92, referência à cidade que a abrigou e, também, como "Cúpula da Terra" por ter mediado acordos entre os Chefes de Estado presentes. Os 179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado num documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado "desenvolvimento sustentável". O termo "Agenda 21" foi usado no sentido de intenções, desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI (Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global>. Acesso em: 21 jul. 2018).
Sobre a Rio 92 e os documentos por ela produzidos e aprovados, avalie as afirmações a seguir em verdadeira (V) ou falsa (F), e depois assinale a alternativa correta:
I- Além da Agenda 21, a Rio 92 produziu outros documentos, como a Carta da Terra; a Convenção sobre Diversidade Biológica; a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas; a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.
II- A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
III- A Declaração do Rio sobre Meio Ambiente define direitos e obrigações dos países em relação aos princípios básicos do meio ambiente e desenvolvimento, entre eles o de que a incerteza científica não é justificativa para adiar a adoção de medidas de proteção do ambiente.
IV- A Agenda 21 não contempla, em seus objetivos, a dinâmica demográfica e habitação, saneamento e poluição urbana, manejo da terra, energia e transportes sustentáveis, transferência de tecnologias, reciclagem, combate ao desperdício, minorias e erradicação da pobreza.
V- A Agenda 21 contempla ações apenas no nível micro, ao definir diretrizes gerais para a gestão ambiental nos pequenos municípios e dentro das organizações, como a própria ONU e as empresas, convocadas a proteger o ambiente onde estão inseridas.
Alternativas:
a)
Apenas I é verdadeira.
b)
II e IV são verdadeiras, apenas.
c)
I, II e III são verdadeiras.
d)
Apenas V é verdadeira.
e)
Apenas IV é verdadeira.
Respostas
c) I, II e III são verdadeiras.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. A Rio 92 produziu diversos documentos, os mais conhecidos são: Agenda 21, a Carta da Terra; a Convenção sobre Diversidade Biológica; a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas; a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.
II – Verdadeira. A Agenda 21 compreende uma ferramenta de planejamento que visa construir cidades sustentáveis conciliando com os aspectos ambientais, sociais e econômicos.
III – Verdadeira. A Declaração do Rio sobre Meio Ambiente compreende os direitos e obrigações dos países relacionados aos princípios básicos do meio ambiente e desenvolvimento.
IV – Falsa. A Agenda 21 contempla, em seus objetivos, diversos outros aspectos, como a dinâmica demográfica e habitação, saneamento e poluição urbana, manejo da terra, energia e transportes sustentáveis, transferência de tecnologias, reciclagem, combate ao desperdício, minorias e erradicação da pobreza.
V – Falsa. A Agenda 21 contempla ações nos níveis micro e macro, definindo diretrizes gerais para a gestão ambiental.
Bons estudos!