(UDESC 2009)O carbono é um dos elementos de maior aplicação em nanotecnologia. Em diferentes estruturas moleculares e cristalinas, ele apresenta uma vasta gama de propriedades mecânicas e eletrônicas distintas, dependendo da sua forma alotrópica. Por exemplo, os nanotubos de carbono podem ser ótimos condutores de eletricidade, enquanto o diamante possui condutividade muito baixa. Essas diferenças estão relacionadas com a hibridização do átomo de carbono nos diferentes alótropos. Com relação aos alótropos de carbono, é incorreto afirmar:A) Os nanotubos de carbono são formados por ligações entre carbonos sp2 similares àquelas da grafite.B) O diamante, em que o carbono tem hibridização sp3, é o mineral mais duro que se conhece, o que o torna um excelente abrasivo para aplicações industriais.C) A grafite, que apresenta carbono com hibridização sp, não conduz eletricidade.D) O termo carbono amorfo é usado para designar formas de carbono, como a fuligem e o carvão, que não apresentam estrutura cristalina.E) A grafite, que apresenta carbono com hibridização sp2, pode conduzir eletricidade devido à deslocalização de elétrons de ligações (π) acima e abaixo dos planos de átomos de carbono.
Respostas
respondido por:
11
Olá!
A alternativa única correta é:
C) A grafite, que apresenta carbono com hibridização sp, não conduz eletricidade.
R: Vamos a lembrar que a grafite é uma das formas polimórficas em que o carbono pode ocorrer na natureza. Outras formas é o diamante.
A grafite cristaliza no sistema hexagonal. Na grafita os átomos de carbono apresentam hibridação sp², isto significa que forma três ligações covalentes no mesmo plano, a um ângulo de 120º (estrutura hexagonal) e que um orbital Π perpendicular a esse plano é livre.
Na direção perpendicular às camadas tem uma condutividade muito baixa de eletricidade, que com hibridização sp, não conduz nada.
respondido por:
1
Resposta:
Explicação:
Hggffhiu vcdrt
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás