• Matéria: Química
  • Autor: alleferreira1441
  • Perguntado 8 anos atrás

(UDESC 2010)Uma pilha de Daniell opera em condições padrões com soluções aquosas de ZnSO4 e CuSO4, com diferença de potencial nos terminais de ΔE0. Cristais de CuSO4 são adicionados na respectiva solução, alterando o potencial para ΔE, na mesma temperatura.Pode-se afirmar que este novo potencial:A) permaneceu constante.B) aumentou.C) diminuiu.D) ficou zero.E) não pode ser calculado.

Respostas

respondido por: makmorales
121

Olá,

Considerando que a pilha opera com soluções aquosas de ZnSO4 e CuSO4, além da diferença potencial ΔE°., temos:

Essa pilha de ddp depende, primeiramente, da natureza da reação ocorrida na pilha. Em segundo, da concentração contida nesse processo de reação em relação as espécies.

Concebemos DDP = processo de redução maior, subtraindo do processo de redução menor.

 Zn  Zn 2+ + 2_{e} Ered= -0,76

 Cu2+ + 2e --> Cu Ered= + 0,34

Somando-se os resultados, temos a ddp equivalente a 1,10V, o que mostra que quando mais houver a concentração do cobre, há o aumento do potencial da pilha

É correta a alternativa B.

Espero ter ajudado!

respondido por: DPELoficial
19

Resposta:

(UDESC 2010)Uma pilha de Daniell opera em condições padrões com soluções aquosas de ZnSO4 e CuSO4, com diferença de potencial nos terminais de ΔE0. Cristais de CuSO4 são adicionados na respectiva solução, alterando o potencial para ΔE, na mesma temperatura.Pode-se afirmar que este novo potencial:

A) permaneceu constante.

B) aumentou.

C) diminuiu.

D) ficou zero.

E) não pode ser calculado.

Perguntas similares