“O processo de redução de leitos em hospitais psiquiátricos e de desinstitucionalização de pessoas com longo histórico de internação passa a tornar-se política pública no Brasil a partir dos anos 90, e ganha grande impulso em 2002 com uma série de normatizações do Ministério da Saúde, que instituem mecanismos claros, eficazes e seguros para a redução de leitos psiquiátricos a partir dos macro-hospitais” (BRASIL, 2005, s/p).
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental : 15 anos depois de Caracas. Brasília, 2005. Disponível em Acesso em 15/05/2018.
Assinale a alternativa que identifica corretamente um desses mecanismos:
Escolha uma:
a.
Política Nacional de Habitação.
b.
Política Nacional de Desenvolvimento Agrário.
c.
Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares – PNASH/Psiquiatria.
d.
Programa Bolsa-Família.
e.
Politica de Humanização do SUS.
Respostas
Olá!
A Luta antimanicomial no Brasil tem seu auge na década de 80, quando profissionais da área de saúde e familiares de portadores de doenças mentais decidem agir contra o tratamento desumano dado aos pacientes.
A partir daí os modelos de tratamento e a necessidade de internação começaram a ser repensados.
Desde então, com a adesão do SUS às novas práticas, põe-se em práticas medidas alternativas – como a terapia em grupo e a reinclusão na sociedade – passaram a ser adotadas.
O PNASH, através da portaria 52 de janeiro de 2004, propõe critérios para a avaliação da qualidade dos serviços de hospitais que tratam da saúde mental.
Resposta correta: Alternativa C
Correta: Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares – PNASH/Psiquiatria.