Quem duvida que vive, recorda, compreende, quer, pensa, sabe e julga? Pois, se duvida, vive; se duvida de onde vem sua dúvida, recorda; se duvida, compreende que está duvidando; se duvida, quer estar certo; se duvida, pensa; se duvida, sabe que não sabe; se duvida, julga que não convém consentir temerariamente. E embora se possa duvidar de muitas coisas, dessas não se pode duvidar, porque, se não existissem, de nada se poderia duvidar.AGOSTINHO. Tratado sobre a Trindade. As afirmações acerca do tema da dúvida, como aparecem no texto de Agostinho, servem como um argumento paraa)delimitar tudo aquilo que pode ser conhecido de forma segura e indubitável.b)corroborar o pensamento platônico, de que derivava o conhecimento da experiência.c)refutar as concepções céticas, que estabelecem a impossibilidade do conhecimento.d)sistematizar a compreensão das diversas faculdades psicológicas do homem.e)estabelecer uma base metodológica para o conhecimento nas ciências naturais.
Respostas
a)delimitar tudo aquilo que pode ser conhecido de forma segura e indubitável.
Falso. Agostinho aponta para a importância da dúvida para a construção de um conhecimento sólido e relevante.
b)corroborar o pensamento platônico, de que derivava o conhecimento da experiência.
Falso. O conhecimento para Platão não derivava da experiência, mas da capacidade do indivíduo de se relacionar com o mundo das ideias.
c)refutar as concepções céticas, que estabelecem a impossibilidade do conhecimento.
Correto. Agostinho publica uma série de obras para refutar a posição dos céticos.
d)sistematizar a compreensão das diversas faculdades psicológicas do homem.
Falso. Não é esse o objetivo de Agostinho com o texto do enunciado, que procura, como já afirmado anteriormente, defender sua posição contra a dos céticos.
e)estabelecer uma base metodológica para o conhecimento nas ciências naturais.
Falso. Agostinho não está procurando estabelecer uma base metodológica para a compreensão do mundo.
abraços!