A que parte da araucária corresponde o pinhão?Quais são
os seus principais nutrientes?Qual é a sua importância para os seres humanos?
O pinhão faz parte da cultura de que região do Brasil? Como o pinhão se relaciona com a economia local?
Explique qual é o problema que existe em relação a coleta do pinhão. Dê sua opinião a respeito e explique quais podem ser as consequências ecológicas e comerciais dessa prática no futuro.
Respostas
O pinhão é uma semente da Araucária. O pinhão contém minerais e vitaminas antioxidantes como vitaminas B e C, cálcio, zinco, fósforo, magnésio, proteínas, gorduras monoinsaturadas, fibras e é rico em carboidratos. Esta junção de todos os nutrientes que o compõem torna o pinhão um bom alimento para fadiga muscular, prevenção de doenças cardiovasculares, controle de glicemia e de colesterol, além de prevenir o envelhecimento precoce, além disso o pinhão tem luteína, importante antioxidante que auxilia na saúde dos olhos, evita a degeneração macular e diminui os riscos de catarata.
Faz parte da cultura da região do Ceará. O problema é que a colheita em alguns lugares, é feita antes da hora, o que acaba gerando prejuízos tanto para o consumidor, que leva para casa um produto de qualidade inferior, como para o meio ambiente, uma vez que interfere na manutenção da árvore característica da Floresta com Araucárias e de todo seu ecossistema.
Resposta:
o que partes da araucaria corresponde o pinhão