• Matéria: História
  • Autor: rcerattirigoni
  • Perguntado 7 anos atrás

“Após o tratado, pelo regime de virtual privilégio do comércio britânico, ficou sendo o seguinte o estado legal das relações mercantis no Brasil: livres, as mercadorias estrangeiras que já tivessem pago direitos em Portugal, e bem assim os produtos da maior parte das colônias portuguesas; sujeitas à taxa de 24% “ad valorem” as mercadorias estrangeiras diretamente transportadas em navios estrangeiros; sujeitas à taxa de 16% as mercadorias portuguesas, e também as estrangeiras importadas sob pavilhão português; sujeitas à taxa de 15% as mercadorias britânicas importadas sob pavilhão britânico, ou português.” (Lima, Oliveira – D. João VI no Brasil)

O acontecimento histórico abordado no texto está diretamente relacionado com:

Respostas

respondido por: brunopatrick66penoof
315
O tratado de Comércio e Navegação de 1810, entre Portugal e Inglaterra.
respondido por: nataliafransantos
2

O acontecimento histórico abordado no texto que dava privilégio para o comércio britânico no Brasil ficou conhecido como o Tratado de Comércio e Navegação de 1810.

O que foi o Tratado de Comércio e Navegação de 1810?

O Tratado de 1810 foi acordo econômico foi assinado entre Portugal e Inglaterra e concedia privilégios para os produtos ingleses serem vendidos no Brasil. Entre todas as nações amigas de Portugal, a Inglaterra seria a que pagaria a menor tarifa comercial.

Como a Inglaterra foi a principal responsável por trazer a Família Real e sua Corte em segurança para o Brasil em 1808, após a tentativa de Napoleão Bonaparte de invadir o território português, essa era uma maneira de Portugal retribuir a parceria realizada com a Inglaterra.

Essa medida fez com que os produtos manufaturados ingleses invadissem o mercado nacional, mesmo aqueles que não tinham necessidade para o país, como patins para o gelo.  

Bons estudos!

Aprenda mais sobre os Tratados de 1810 em: https://brainly.com.br/tarefa/5303729

Anexos:
Perguntas similares