O nitrogênio não é utilizado diretamente por animais ou por vegetais,entretanto ele é essencial para todos eles .por quê?
Respostas
Ciclos do Nitrogênio:
O nitrogênio (N2) é um elemento químico extremamente importante para os seres vivos, porque participa da composição de moléculas orgânicas como os aminoácidos, que compõem as proteínas, e dos ácidos nucleicos. A atmosfera é composta por cerca de 80% de nitrogênio na forma de gás, sendo que os vegetais só conseguem aproveitá-lo na forma de amônia (NH3) ou nitrato (NO-3), e os animais na forma de aminoácidos. Dessa forma, podemos observar que, com exceção de alguns microrganismos, os seres vivos são incapazes de utilizar esse gás na forma em que ele se encontra disponível na atmosfera.
O nitrogênio disponível na atmosfera é fixado principalmente pelas cianobactérias Nostocíneo e Anabena, e por bactérias que vivem livres no solo (do gênero Azotobactéria) ou se associam às raízes das plantas leguminosas (gênero Rhizomucor). Há também certos fungos que se associam a raízes de plantas que não são leguminosas e formam nódulos nas raízes dessas plantas. Chamamos essa associação de micorrizas, mas convém lembrar que nem todas as micorrizas são formadas por fungos.
Todos esses microrganismos transformam o nitrogênio disponível na atmosfera em amônia. Nas raízes das plantas leguminosas podemos encontrar inúmeros nódulos que são formados por milhões de bactérias do gênero Rhizomucor. Essas bactérias fixam o nitrogênio, que reage com o hidrogênio produzindo amônia. Parte dessa amônia é fornecida à planta e a outra parte é liberada no solo. Dessa forma podemos afirmar que há uma relação de mutualismo entre a planta e a bactéria, pois a bactéria age como adubo vivo ao fornecer nitrogênio para a planta, enquanto a planta dá abrigo e alimento para as bactérias.
A amônia que fica disponível no solo é oriunda da fixação do nitrogênio pelos microrganismos fixadores, mas outra parte provém da decomposição das proteínas, ácidos nucleicos e resíduos nitrogenados presentes em excretas e cadáveres. Quando ocorre a transformação do nitrogênio em amônia, realizada por bactérias, fungos e decompositores, chamamos esse processo de amonificação. Nesse processo, bactérias e fungos conseguem a energia necessária para seu metabolismo, sendo a decomposição o produto da respiração celular desses microrganismos.
Há plantas que conseguem utilizar a amônia disponível no solo, enquanto que outras conseguem utilizar o nitrato (NO-3). O processo que forma amônia em nitratos é chamado de nitrificação. O processo de nitrificação é dividido em duas etapas, sendo que a primeira etapa chamamos de nitrosação. Na nitrosação, parte da amônia não aproveitada pelos vegetais é oxidada em nitrito por bactérias nitrificantes do gênero Nitrosômonas, Nitrosococos e Nitrosilos. Nesse processo há a liberação de energia e essas bactérias a utilizam na produção de compostos orgânicos.
Espero ajuda. =)