• Matéria: ENEM
  • Autor: Pastorini
  • Perguntado 7 anos atrás

Me ajuda ae!!

Redação:

Tema: Cultura do Ódio na Internet

Palavra Chave: Liberdade de expressão

Respostas

respondido por: Virsoza
1
(Não sou muito bom com redações, então sugiro que corrija algumas partes.)

O avanço da tecnologia promoveu a interação entre pessoas de lugares diferentes, de religiões diferentes, de partidos diferentes, enfim, pessoas diferentes. Se por um lado isso é bom, por outro, trás consigo uma série de problemas. Um deles é a idéia de que a internet é uma terra sem lei, em que tudo que for dito nela, ficará apenas nela.

É fato que cada ser humano possui sua particularidade, o tornando diferente dos demais. Isso inclui também a opinião, que cada um tem a sua, e seria loucura querer que todos tivessem opiniões iguais, mas infelizmente, essa "loucura" não é tão incomum de ser encontrada por ai. Ainda mais em épocas de eleições, em que temos que escolher aquele que melhor nos representa. Uns se identificam com partido x, outros com y, outros com nenhum, o problema está em querer que os outros se identifiquem com o mesmo partido que você se identifica. E é ai que entra a liberdade de se expressar. Um jogo de opiniões em que eu tenho o direito de expressar a minha, e você a sua, e ambos temos que aceitar essa divergência. Eu usei como exemplo a politica, mas poderia ter usado a religião, orientação sexual, etnia, ou diversos outros temas, mas escolhi esse por estarmos em época de eleição. E assim voltamos para o segundo ponto: o ódio na internet.

A cultura do ódio na internet está diretamente ligada ao sentimento de impunidade que a internet transmite, um espirito de covardia, impregnado em nossa sociedade. Ambos temas - liberdade de expressão e cultura do ódio na internet - estão interligados em uma idéia de que todos podem expressar sua opinião, mas apenas a opinião que mais se identificar com a "minha" pode ser aceita, faz com que pessoas sem o completo controle mental, utilizem da agressão para menosprezar a opinião dos outros. É sempre bom lembrar que a liberdade de expressão é um direito de todos, mas o respeito também é.




Pastorini: valeu!!
Perguntas similares