Respostas
Olá,
Epicuro foi um filósofo grego (341 a.C. - 270 a.C.), cuja doutrina estava totalmente baseada numa teoria de conduta, da natureza e da mente, na satisfação dos sentidos, no prazer, conforme a melhor apreciarão de cada indivíduo. O propósito da vida é a felicidade pessoal e o objetivo imediato de cada ação humana. Para Epicuro as virtudes são praticadas não pelo próprio valor, mas como garantia de prazer.
Para a Escola Cirenaica, que precedeu a Epicuro, a doutrina do prazer também era o bem supremo, porém estes estados de felicidade, alegria e emoção, são prazeres momentâneos, pois estão subordinados às normas de condutas, onde conhecemos apenas os sentimentos e impressões que as coisas produzem em nós. Através do contínuo aprimoramento das virtudes, a felicidade era adquirida pela produção de sensações que dão prazer e evitando as sensações que causam dor.
Resposta:
Epicuro concorda com os cireneus ao dizer que a felicidade é o prazer, mas discorda ao afirmar que ela também é composta pela tranquilidade ou pela ausência de dor.