Leia o excerto a seguir.
“Décadas antes do Descobrimento, o papado já havia concedido à Coroa portuguesa o direito de padroado sobre as igrejas instaladas nas terras conquistadas por Portugal. As conquistas portuguesas se transformavam, assim, em verdadeiras “cruzadas" destinadas à conversão compulsória de novos povos e populações. A evangelização ia junto com a dominação colonial [...]. No período colonial, a Igreja dependia mais do Estado português que do papado. O Estado impunha sua orientação à Igreja, totalmente subordinada. Todas as diretrizes e instruções emanadas do Vaticano chegavam ao Brasil por meio da administração portuguesa. O monarca detinha a prerrogativa de censurar os documentos oficiais vindos de Roma, antes de serem publicados nas colônias. Era a Coroa portuguesa que regulamentava as reuniões dos sínodos diocesanos”.
PIERUCCI, A. F. As religiões no Brasil. In GAARDER, J.; HELLERN, V.; NOTAKER, H. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 305-306.
A partir do que foi colocado por Pierucci (2000) quanto à história da intrincada relação entre a Igreja e o Brasil — que, apesar de legitimamente extinta, ainda hoje, no século XXI, observa-se resquícios —, complemente as lacunas a seguir:
O(a) __________ se caracterizou como uma doutrina religiosa do Estado Brasileiro até o final do século XIX, quando o regime __________ foi instituído no país. Na Constituição de 1981, estabelece-se a __________ e o país se torna uma nação __________.
Assinale a alternativa que complementa corretamente as lacunas do trecho:
a. Cristianismo, democrático, liberdade religiosa, neutra.
b. Catolicismo, republicano, liberdade de culto, laica.
c. Catolicismo, republicano, liberdade religiosa, neutro.
d. Cristianismo, monárquico, liberdade de culto, laico.
e. Cristianismo, monárquico, liberdade de culto, laica.
Respostas
respondido por:
23
Olá.
Tudo bem?
O catolicismo se caracterizou como uma religião oficial do Brasil, que perdurou até o começo do período republicano.
Depois disso, o país passou a ser laico, ou seja, que não pertence a nenhuma religião, bem como não é influenciado por nenhuma. Isto é, existe uma liberdade de culto.
Dessa forma, a Igreja é separada do Estado.
Com isso, a alternativa correta é a letra B.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás