No cotidiano das sociedades, a realidade da escassez nos leva à conclusão de que os bens econômicos têm como consequência: a renda o lucro a procura o preço a oferta Quest.: 2 2. Podemos descrever o bem como tudo aquilo que se destina a satisfazer as necessidades dos indivíduos, seja direta ou indiretamente. Analise as afirmativas a seguir sobre os bens e assinale a que estiver INCORRETA: Segundo o caráter, os bens dividem-se em dois tipos: os bens livres e os bens econômicos. Os bens livres são aqueles caracterizados pela escassez e por isso são o objeto da ciência econômica. Os equipamentos destinados a produção são classificados como bens de capital. Os bens podem ser materiais ou imateriais. Os bens de consumo são classificados como duráveis e não-duráveis. Quest.: 3 3. O ser humano não se satisfaz com o que tem, sempre desejando mais coisas. Portanto, as necessidades humanas são: limitadas ao seu poder aquisitivo; dependentes da disponibilidade de bens e serviços; dependentes das alternativas de produção; escassas como os fatores de produção; ilimitadas, e sempre se renovam; Quest.: 4 4. A produção dos bens e serviços de capital tem como objetivo: promover maior incremento nas importações aumentar a capacidade produtiva da economia promover maior incremento nas exportações aumentar o montante de dinheiro aplicado na produção aumentar a capacidade de consumo da economia Quest.: 5 5. Na relação entre quantidade procurada e o preço do bem, havendo bens substitutos: esse bem substituto é considerado bens de consumo saciado; o bem substituto será sempre um bem inferior; não existe uma relação entre o preço do bem e a quantidade demandada do bem substituto; há uma relação inversa entre o preço do bem e a quantidade demandada do bem substituto; há uma relação direta entre o preço do bem e a quantidade demandada do bem substituto;
Respostas
Olá,
2. Incorreta: Os bens livres são aqueles caracterizados pela escassez e por isso são o objeto da ciência econômica. Bens livres são aqueles que existem em quantidade ilimitada, não possuem significação econômica e não são apropriáveis.
3. Incorreta: escassas como os fatores de produção. As necessidades humanas são infinitas, embora os fatores de produção sejam finitos.
4. Incorreta: promover maior incremento nas importações. A produção de bens tem por objetivo suprir demanda interna e promover exportações.
5. Incorreta: não existe uma relação entre o preço do bem e a quantidade demandada do bem substituto. Um aumento de preços de um bem leva a uma maior demanda por seus bens substitutos; na escolha entre dois bens substitutos, o consumidor prefere consumir o mais barato.