Respostas
Olá!
Observe as expressões:
- lavar à mão
- lavar à máquina
- lavados a seco
a) Nas duas primeiras ocorrências, o uso do acento indicador da crase é facultativo. Seguindo a regra da substituição pelo masculino, haveria esse acento? Justifique sua resposta pela regra.
Resposta: Vamos substituir os substantivos "mão" e "máquina" por equivalentes masculinos: "punho" e "lavador". As frases ficariam "lavar a punho" e "lavar a lavador". Como não aparece a contração "ao", não ocorreria crase por essa regra.
b) Reescreva as duas primeiras ocorrências da questão anterior sem o acento indicador da crase, relacione-as aos dois primeiros desenhos do texto e deduza: Por que se optou, no guia, por utilizar a forma com acento?
Resposta: "Lavar a mão" e "lavar a máquina". Essas formas sem crase podem levar o leitor a interpretar de maneira errada as frases. Nessa interpretação, os substantivos lavados seriam a mão e a máquina, não as roupas.
c) Levando o contexto de circulação em consideração, conclua: A ausência de acento indicador da crase poderia acarretar um problema de leitura?
Resposta: Analisando o contexto do guia, mesmo sem a ocorrência da crase, é possível inferir claramente o significado das frases.
Espero ter ajudado, um abraço! :)