Respostas
A campanha “Setembro Amarelo” nasceu em 2014 e, apesar de já estar no seu terceiro ano de realização, nunca deixa de ser um assunto relevante. Durante todo o mês são promovidos eventos de divulgação e debate para conscientização sobre a prevenção do suicídio.
O Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo, segundo pesquisa feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), e o assunto ainda continua sendo um dos maiores tabus da sociedade. A cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida
Mas como ajudar? Além de ajudar na divulgação da campanha e participar dos eventos, é possível contribuir mais diretamente se voluntariando para ser plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV (Centro de Valorização da Vida). Eles oferecem curso gratuito de preparação de voluntários e é necessário ter pelo menos quatro horas semanais disponíveis. Para informações mais detalhadas é só entrar no site deles:
Com pequenas atitudes é possível devolver a esperança a uma pessoa, até porque nunca se sabe quando alguém só precisa de um sorriso e de um “vai ficar tudo bem”.