Embora "Ismália" seja um poema lírico, há nele traços de narratividade. Que história é contada nos versos por Alphonsus de Guimarães?
Respostas
O poema “Ismália” de Alphonsus de Guimarães narra a história de Ismália quando esta ficou louca.
O poema começa narrando as visões e as vontades de Ismália “quando Ismália enlouqueceu pôs-se na torre a sonhar”.
O poema fala das emoções de Ismália, e mostra que em seus devaneios ela tinha vontade e ir aos céus e descer ao mar.
Como “Ismália” estava muito embebecida em seus devaneios, se imaginou com asas. O fim do poema fala de como sua alma perturbada acabou subindo ao céu e o seu corpo ficou no mar.
Nos versos de Ismália, o ilustre poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens nos conta a história de uma mulher em uma torre, que, após enlouquecer, não se conforma que o mundo material seja separado do mundo espiritual.
Ismália entre dois mundos
A história contada no poema Ismália é:
- Ismália enlouqueceu e subiu no alto de uma torre à beira do mar. Lá, ela se transformou literalmente em uma lunática. Em seu delírio, percebe que a lua reflete seu brilho no mar.
- Assim surge seu desejo de, como a lua, estar no céu e na terra, ou seja: no mundo espiritual e no mundo material. Ela decide recorrer ao único recurso que poderia uni-la de uma só vez aos dois mundos: a morte.
- Atira-se do alto da torre e seu desejo é consumado: seu corpo junta-se à matéria do mar, e seu espírito se junta à sutileza celestial.
Entenda mais sobre o Simbolismo em: https://brainly.com.br/tarefa/8741242
#SPJ3