A partir de sua teoria da justiça como equidade, John Rawls (2002), busca estabelecer princípios e instituições necessárias para que se alcance a justiça social. Entre estes princípios e instituições estão: I – Um sistema educacional subsidiado pelo governo, de modo a garantir liberdade de consciência e igual acesso à educação para todos os cidadãos. II - A garantia de uma renda mínima a todas as famílias, de modo que os direitos básicos sejam garantidos. III - Programas de apoio para garantir a eficiência da economia do mercado, mantendo o sistema de preços em patamar competitivo e garantindo níveis de emprego, por meio da isenção de impostos e da não interferência no livre mercado.

Respostas

respondido por: makmorales
7

Olá,

I. Verdadeiro. John Rawls acredita que o ensino público de qualidade é uma das maiores ferramentas para combater a desigualdade social e promover maior equidade social.

II. Verdadeiro. John Rawls possui a concepção de que o Estado deveria garantir por meio de seus superávits o proporcionamento de uma renda mínima para os cidadãos menos abastados.

III. Falso. John Rawls não acredita na ideia de que o livre mercado deve permanecer "solto", pois isso poderá gerar excessos e problemas, em sua concepção.

I e II, apenas.

Abraços!

Perguntas similares